Codema aprova revitalização da Praça da Aparecida

04/05/2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema) realizou na quarta-feira, 26, a sua reunião ordinária mensal. Entre os assuntos deliberados, os conselheiros aprovaram o projeto de revitalização da Praça Nossa Senhora Aparecida que será desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a comunidade. "Trata-se de um projeto bastante interessante que foi solicitado pelo padre Rodrigo Costa Papi, da igreja matriz São Sebastião", comentou o presidente do conselho, José Francisco de Castro.

A reunião do Codema foi realizada em sala anexa à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Participaram vários membros representantes dos mais diversos segmentos da comunidade como a Copasa, Emater, Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso, Câmara dos Vereadores, entre outros. A secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges e funcionários da secretaria também participaram e ajudaram na condução dos trabalhos.

Um dos principais assuntos deliberados foi o pedido de autorização para reforma da Praça de Nossa Senhora da Aparecida. A proposta foi apresentada pela Igreja Católica, que neste ano, está comemorando os 300 anos da aparição da imagem da padroeira do Brasil. Como em Paraíso existe a praça e a capela dedicada à santa, a proposta é de realizar um trabalho voltado para a revitalização do local para a festa que acontecerá em outubro, que também é o mês de aniversário da cidade.

De acordo com o presidente do Codema, a proposta de revitalização foi apresentada pelo padre Rodrigo Papi. "Conforme o projeto que teve o aval do conselho haverá a supressão de algumas árvores que estão oferecendo risco de queda, que serão substituídas por outras espécies adequadas", antecipa José Francisco. A iniciativa atende aos anseios da comunidade que será parceira na realização do projeto. A proposta ainda deverá passar pelo aval do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São Sebastião do Paraíso, uma vez que a igreja e a praça fazem parte dos bens tombados.