Paraíso inicia vacinação contra a gripe

02/05/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta semana a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha segue até o dia 26 de maio e o dia “D” de mobilização nacional está programado para o dia 13 de maio, um sábado. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.

Neste ano o índice de cobertura foi ampliado e a meta, que até o ano passado era de atingir 80% da população idosa, agora em 2017 foi ampliada para 90%. Ainda em 2016, o município ultrapassou a meta estipulada e vacinou 20.565 pessoas. Atualmente a meta é imunizar 19.723 pessoas da população alvo. O grupo é composto por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade e grupos especiais (portadores de doenças crônicas não transmissíveis).

A novidade deste ano é que também estão incluídos, os professores das escolas públicas e privadas. Este público representará 253 mil pessoas em Minas Gerais. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação traz grandes benefícios para a população, principalmente para o público que possui um risco maior de desenvolver complicações da doença. Como os vírus que causam a gripe se modificam a cada ano, é importante que as pessoas compareçam às Unidades de Saúde para serem imunizadas anualmente. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Em Paraíso, a vacinação contra a gripe vai até o dia 26 de maio nas Unidades de Saúde da Família no centro e bairros São Judas Tadeu, Vila Formosa, Vila São Pedro, no horário normal de atendimento à população. No Posto de Puericultura, o atendimento acontecerá de 8h às 19h. Excepcionalmente no sábado, 13 de maio, no Dia Nacional da Campanha Contra o Influenza, estas salas de vacina funcionarão de 8h às 17h. Na segunda-feira, 24, será divulgado o calendário e a relação das creches e unidades de ensino, bem como os locais da zona rural, onde também haverá vacinação. A Secretaria de Saúde salienta que é de fundamental importância que as pessoas levem o cartão de vacinação.

PROTEJA-SE CONTRA  A GRIPE

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação contra a gripe será realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), conforme calendáio abaixo:

- Dia 3 de Maio: CMEI Inês Ferreira Marcolini (São Judas), Escola Municipal Hilda Borges Pedrosa (Veneza) e Escola Municipal Wulfida Marcolini (Maria Italiana).

- Dia 4 de Maio: Escola Municipal Maria de Lourdes Dizaró e CMEI João XXIII (ambos no Santa Tereza - Caic).

- Dia 5 de Maio: CMEI Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América) e Escola Municipal Ibrantina Amaral (Verona).

- Dia 9 de Maio: CMEI Otília Amaral Soares e Escola Municipal Alice Naves Ferreira (ambos no Jardim Planalto).

- Dia 10 de Maio: CMEI Vinício Scarano (Jardim das Paineiras) e Casa Menino Jesus.

- Dia 11 de Maio: CMEI Emiliana Ferreira de Souza (Rosentina), Escola Municipal Wulfida Marcolini (2º Endereço) e Escola Municipal Noraldino Lima (centro).

- Dia 12 de Maio: CMEI Antonino José Amorim (Vila São Pedro), Escola Municipal Campos do Amaral (centro) e Unidade Educacional no Anexo 1 na Praça dos Imigrantes.

As crianças deverão levar o cartão de vacinação.

Outras informações pelo telefone 3539-1040.

foto: Divulgação