Dia Mundial da Saúde evidencia a depressão

05/04/2017

“Depressão. Vamos conversar”. Este é o tema do Dia Mundial da Saúde, que será lembrado na próxima sexta-feira, 7. Neste ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre a depressão — transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade. Em São Sebastião do Paraíso a data será marcada com um trabalho de orientação e conscientização desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, com evento que acontecerá na Praça comendador José Honório (matriz), das 9h às 11h30.

Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda. A depressão é um transtorno mental frequente. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. Ela é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. Segundo os estudos, mais mulheres são afetadas pela depressão do que homens. Existem vários tratamentos eficazes para a doença.

O evento na Praça da Matriz contará com a participação das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e também da Atenção Primária, que farão panfletagem e orientação às pessoas interessadas. No município, embora não exista uma pesquisa específica sobre a depressão, há serviços que atendem pessoas acometidas por esta enfermidade. A depressão pode ser causada por fatores genéticos e o próprio ambiente pode contribuir para o desencadeamento da doença. Ela normalmente aparece quando as pessoas estão submetidas a pressões sociais ou no trabalho, ao acúmulo de função, as oscilações hormonais ou perderam uma pessoa próxima, seja por morte ou fim de relacionamento.