Santa Casa: alinhadas ações para resgate do hospital

28/03/2017

Em uma reunião realizada na Prefeitura durante a manhã de terça-feira, 28 de março, foram estabelecidas ações a serem desenvolvidas no intuito de aumentar a contratação de serviços da Santa Casa por parte da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. Representando o Executivo, participaram da discussão o prefeito Walker Américo Oliveira, o procurador geral do município, Túlio Colombaroli e o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego. A Comissão Interventora do hospital foi representada pelo interventor Adriano Rosa do Nascimento, pelo vice-interventor Fernando Alvarenga, pelo secretário Luiz Gonzaga Pessoni, pelo tesoureiro João Eugênio e pelo advogado Marco César de Carvalho.

Durante a reunião, o interventor apresentou o relatório das ações já desenvolvidas e o resultado obtido até o momento. Os números mostram que a redução de despesas tem acontecido com medidas de austeridade adotadas pela Comissão Interventora, como redução de pessoal, economia de recursos em todos os setores e otimização dos recursos existentes. “Somente em folha de pagamento reduzimos perto de R$ 100 mil mes”, frisou o interventor.

Ainda com a palavra, Nascimento destacou que o momento agora é de busca de receitas novas de forma que possa ser amenizado ou até mesmo zerado o déficit mensal apresentado pela Santa Casa que, segundo o interventor, seria no valor aproximado de R$ 230 mil. “Esse aporte é necessário pois realizamos o trabalho de pagamento de dívidas herdadas pela nossa gestão que estavam inviabilizando o trabalho no hospital. Compramos materiais à vista para garantir o atendimento mas existem fornecedores ainda sem receber e que esperam, pelo menos, uma proposta de pagamento de nossa parte”, explicou Adriano.

O secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, explicou que hoje o trabalho da secretaria está voltado em identificar a real demanda por consultas especializadas e cirurgias eletivas para começar o encaminhamento dos pacientes ao hospital. “Um procedimento oftalmológico que havia 60 prescrições ao fazermos uma reavaliação notamos que na verdade a intervenção cirúrgica seria necessária apenas em sete casos, isso faz uma diferença muito grande para as finanças da prefeitura, visto a situação encontrada pela nossa gestão”, exemplificou.

Outro ponto destacado pelo secretário de Saúde é com relação à tabela de valores a serem pagas pela Prefeitura pelos procedimentos médicos/cirúrgicos. Segundo ele, o valor precisa ser discutido com mais efetividade e dentro da realidade financeira da Prefeitura para que, os compromissos assumidos pela gestão, possam ser realmente pagos ao hospital. “Essa discussão faremos de forma técnica entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa para que possamos achar o equilíbrio entre as propostas e assim iniciar o atendimento da população”, finalizou Bícego.

O prefeito Walker Américo determinou que esta ação seja realizada o mais rápido possível, achando o valor que seja justo para ambas as partes e que se inicie os atendimentos o mais rápido possível. “Esse valor tem que ser fechado o mais rápido possível. Espero que ainda essa semana essa questão possa ser resolvida para que agora em abril iniciemos os atendimentos especializados, tanto de consulta como de cirurgias eletivas”, enfatizou o prefeito.

Walker ainda destacou que amanhã, quarta-feira dia 29 de março, estará em Belo Horizonte para discutir junto ao Governo do Estado, ações que possam beneficiar o município e a Santa Casa. “O Governo do Estado deve ao município de Paraíso mais de R$ 7 milhões referentes a procedimentos de saúde empenhados e não pagos. Desse total, cerca de R$ 2,7 são devidos para a Santa Casa e estaremos com reunidos com os prefeitos da Ameg e o secretário de Governo Odair Cunha solicitando a liberação desses recursos que irão nos aliviar as finanças, tanto da Prefeitura quanto da Santa Casa, e possibilitar que façamos os investimentos em saúde que nossa cidade tanto precisa”, anunciou Oliveira.

Ao final da reunião ficou acertada que hospital e Secretaria de Saúde irão ajustar as agendas de atendimento a partir da definição dos valores de tabela dos procedimentos, além do estabelecimento de um cronograma de ações e financeiro, reanalisar e propor mudanças na contratualização de serviços ofertados pela Santa Casa à Prefeitura além da articulação de uma reunião regional para aumentar as referências dos municípios vizinhos junto ao hospital paraisense, de forma a garantir receitas novas para a manutenção da instituição.

foto: Denis Menezes