Notícias | + Listar todas
Prefeito reúne-se com médicos das USFs
28/03/2017
Médicos que atuam nas 18 Unidades de Saúde da Família de São Sebastião do Paraíso estiveram reunidos na tarde de segunda-feira, 27, com o prefeito Walker Américo Oliveira e o secretário municipal de Saúde, Wandílson Bícego. Na pauta do encontro, agradecimentos pelo trabalho desenvolvido por eles nas USFs e alguns pedidos para auxiliar a Prefeitura no tocante à medicamentos e realização de exames.
Tanto o secretário de Saúde, como o prefeito, relataram aos médicos reunião tida semana passada com representantes do Ministério Público, Defensoria e poder Judiciário referente às ações movidas contra a Prefeitura quanto à distribuição de remédios. Uma portaria será publicada nos próximos dias pelo Executivo, determinando que as receitas emitidas aos pacientes prescrevendo medicamentos sejam feitas pelo princípio ativo do remédio e não pelo nome do produto, seja ele ético, similar ou genérico. “Isto vai nos ajudar frente à estas demandas judiciais e, também, no processo de compras, facilitando a licitação e permitindo que mais empresas participem”, justificou o prefeito Walker Américo.
O secretário Wandilson reforçou que a medida é amparada pelo Conselho Regional de Medicina e, com a portaria municipal, os médicos das USFs e os que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), estarão respaldados. “Vamos reavaliar todas as ações judiciais, pois, há casos em que a pessoa garantiu na lei o direito de receber determinada quantidade de medicamento e hoje utiliza outra, porém, a Prefeitura continua comprando aquele montante que foi prescrito pelo médico e determinado o fornecimento pela Justiça”, informa.
Hoje a Prefeitura responde cerca de 90 ações relacionadas a medicamentos. “Todos os dias recebo em meu gabinete três, quatro processos de pessoas que procuram a Justiça com pedidos desta natureza”, informou o prefeito. “Queremos atender bem o munícipe, porém, a receita financeira é a mesma e os custos são altos”, salientou Walker. Outros pontos discutidos com os médicos foram em relação a pedidos de exames. O secretário municipal de Saúde pediu para, se possível, tudo ser resolvido na USF – em média, 80 pessoas passam em cada uma por dia. “Há muitos pedidos de consulta para especialistas e, às vezes, a questão pode ser tratada na própria atenção básica”, afirmou. Wandilson disse, ainda, que a Secretaria de Saúde estuda formas de implantar a medicina alternativa para o tratamento de algumas doenças.
Reforçando que o diálogo está sempre aberto, que não quer atrasos em folha de pagamento e nem que ocorram situações tristes acontecidas na gestão anterior, o prefeito Walker afirmou que os contratos vincendos poderão ser renovados ou feito novo Processo Seletivo. Ele disse, ainda, que pretende concluir as obras das Unidades de Saúde da Família nos bairros Verona e Rosentina Figueiredo — paralisadas desde meados de 2016 e agradeceu a parceria dos médicos frente aos problemas relatados.
Saiba mais — O princípio ativo é uma substância ou grupo delas, quimicamente caracterizada, cuja ação farmacológica é conhecida e responsável, total ou parcialmente, pelos efeitos terapêuticos do medicamento fitoterápico. Os princípios ativos são classificados em função de vários aspectos, como: classe química, classe terapêutica, alvo molecular ou especificidade. Exemplos: fluoxetina, princípio ativo de antidepressivos como o Prozac. Bicarbonato de sódio, princípio ativo de medicamentos para azia ou indigestão, como sal de fruta Eno ou Estomazil.
fotos: Denis Menezes