Procon e Visa fazem balanço sobre a Semana do Consumidor

23/03/2017

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) e a Vigilância Sanitária de São Sebastião do Paraíso apresentaram o balanço das atividades desenvolvidas na cidade durante a 3ª Semana do Consumidor. Mesmo com a paralisação das aulas nas escolas públicas do Estado, foram realizadas palestras com atendimento a cerca de 700 estudantes. Os trabalhos do Procon Itinerante tiveram mais de 500 esclarecimentos sobre dúvidas e informações diversas. Já a equipe da Visa promoveu um trabalho conjunto no sábado,18, com a realização de uma panfletagem com dicas e orientações sobre a saúde do consumidor.

De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Fábio Martins de Lima, a Semana cumpriu a sua finalidade. "Podemos dizer que foi um sucesso em todos os termos e objetivos", avaliou. Ele acrescentou que o alcance das ações não foram maiores em decorrência de que, em boa parte da campanha, as escolas estavam fechadas. "Só não atingimos mais alunos, em face da paralisação das atividades dos professores", comenta.

Mesmo assim, o balanço das ações aponta que foram ministradas cinco palestras, para 700 estudantes, sendo 350 alunos na escola Paraisense, 120 no Benedito Ferreira Calafiori (ambas estaduais), 100 no Campos do Amaral (municipal) e 30 no Colégio Objetivo (particular). No dia 14 de março, foi realizada na Libertas Faculdades Integradas a palestra magna com o tema "Direitos Básicos do Consumidor", ministrada pelo advogado e professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp. O evento foi uma realização conjunta da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB/MG). “Tivemos cerca de 250 participantes entre estudantes e pessoas da comunidade que acompanharam atentamente o tema Direitos Básicos do Consumidor, disse Fábio Martins.

Em relação ao Procon Itinerante, foi montada uma tenda na Praça comendador José Honório (Matriz), sendo efetivados cerca de 280 reclamações. "Contabilizamos situações que vão desde as simples perguntas, e foram realizados mais de 500 atendimentos, e ainda, sanadas dúvidas, prestamos assessoria e consultoria técnica jurídica para os consumidores e fornecedores que foram orientados sobre os direitos e deveres consumeristas", comenta. As maiores reclamações foram referente aos serviços de telecomunicações seguido por problemas bancários.

Panfletagem — Ainda no sábado, 18, último dia da campanha, a equipe da Vigilância Sanitária juntou-se a turma do Procon e, na oportunidade, aconteceu uma panfletagem com dicas e orientações sobre a saúde do consumidor. O evento teve como finalidade a divulgação das ações e responsabilidade da Visa como a promoção da saúde e prevenção de fatos que possam ser fontes de doenças ao consumidor em geral.

Durante o evento, a equipe composta pelos fiscais Osmair Eugênio, Márcia de Souza, Enilson Daniel, Sandra Maria e a coordenadora Débora Dantzger, realizaram a distribuição de folhetos sobre a saúde do consumidor. Dentre as informações apresentadas, as pessoas puderam se informar sobre o trabalho que é feito pela Vigilância Sanitária municipal, como conservação de produtos, prevenção contra criadouros do mosquito da dengue, entre outros assuntos. Também ocorreu exposição do material em forma de cordel para a observação do público que passava pelo local.

Segundo a equipe da Vigilância, o objetivo maior do evento é o desenvolvimento de um trabalho em conjunto com órgãos que tenham ligação direta e indireta com a saúde. Também é levado em consideração a prestação de orientação continuada junto à comunidade, sendo que, uma vez informados sobre o consumo consciente de produtos adequados e que não trarão risco à sua própria saúde, haverá uma diminuição significativa na demanda dos serviços médicos e, com isso, trará uma maior qualidade de vida da população.