Semana do Consumidor termina nesta sábado

17/03/2017

A Procuradoria de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) encerra neste sábado a realização da 3ª Semana do Consumidor promovida pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. Desde a segunda-feira, 13, aconteceram eventos para celebrar a data de 15 de março, quando foi lançado o Código de Defesa do Consumidor que completa 27 anos. “Tivemos a realização de algumas palestras com atendimento inicial a cerca de 500 estudantes e aqui na Praça da Matriz com o Procon Itinerante estamos atendendo um volume muito grande de pessoas, que estão mais interessadas na busca de informações e na garantia de seus direitos”, comenta o coordenador Fábio Martins de Lima.

Desde o início, a campanha manteve o objetivo de trazer informações e fazer esclarecimentos à população. “Estamos tendo uma participação muito boa da população, mas não foi possível realizar todas as palestras programadas porque não está havendo aulas nas escolas públicas”, comenta o coordenador do Procon. Ainda, assim ele informa que na segunda e terça-feira, quando foi possível realizar as palestras nas escolas, foram atendidos cerca de 200 alunos no Paraisense e 120 no Benedito Ferreira Calafiori.

Na terça-feira, 14, foi realizada na Libertas Faculdades Integradas a palestra magna com o tema "Direitos Básicos do Consumidor", ministrada pelo advogado e professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp. O evento foi uma realização conjunta da 41ª Subseção da OAB e da ESA-OAB/MG. “Tivemos um público de quase 250 participantes entre estudantes e pessoas da comunidade que acompanharam atentamente o tema "Direitos Básicos do Consumidor".

Em um balanço prévio sobre a Semana do Consumidor, o coordenador do Procon avalia que o evento vem crescendo a cada ano. “Percebemos que as pessoas estão mais atentas e interessadas na busca por informações e na defesa de seus direitos, o que justifica a procura intensa pelas palestras e também na participação do atendimento itinerante”, comenta Fábio Martins que revela o setor de telefonia e comunicações como os que mais geram reclamações. “Temos também questões relacionadas a atendimento dos bancos, relações de consumo com relação a produtos com defeito, trocas e outras situações”, completa.

A Semana do Consumidor  termina neste sábado, 18, com a realização de panfletagem na Praça da Matriz. “Teremos este trabalho de divulgação das dicas como ocorreu durante toda a semana com a divulgação do material informativo”, completa. Também neste dia as pessoas que comparecerem ao Procon Itinerante poderão realizar consultas e receberão orientações, consultoria e assessoria sobre suas respectivas demandas, enquanto consumidor e as suas relações de consumo. O atendimento acontecerá de 9h às 12h.

fotos: Denis Menezes