Sedeagro e produtor paraisense participam de feira

17/03/2017

Produtores rurais e artesãos de São Sebastião do Paraíso participaram nesta semana da realização da 8ª Feira de Agronegócios do Sudoeste Mineiro (Sinagro), realizada no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, em Passos. “Estivemos presente na Agenda de Relacionamento Sebrae, com os produtores de hortifruti que puderam expor amostras de seus alimentos e os nossos artesãos também montaram um estande de seus produtos”, comenta Marco Aurélio Alves de Paula, chefe de Departamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), da Prefeitura.

A Expass-Sinagro 2017 teve início em 12 de março e o encerramento está previsto para este domingo, 19. Em conjunto é realizada a 54ª Exposição Agropecuária e Industrial de Passos (Expass). O evento contou com exposição de raças como nelore, gir leiteiro e girolando, torneio leiteiro oficial da raça gir leiteiro e leilões de gado de corte, leilão virtual e leilão elite de gado leiteiro. A iniciativa conta com a participação de várias empresas e tem também a Feira de Artesanato. A entrada é fraca.

De acordo com Marco Aurélio, os produtores e artesãos paraisenses puderam participar do evento. “Continuamos desenvolvendo este trabalho de aproximação dos nossos empreendedores com os compradores de hortifrutis e fizemos a inscrição dos produtores ligados ao Programa de Fomento à Horticultura (PFH)”, esclarece. A iniciativa possibilita que o setor aumente o leque de contatos com possíveis compradores.

Eles participaram da “Agenda de Relacionamento Sebrae Conexão Sudoeste Mineiro – Agronegócio”. Trata-se de um evento empresarial organizado pelo Sebrae Minas para aproximar compradores de fornecedores e promover a troca de experiências e a promoção de produtos e serviços. A iniciativa promove um networking (rede) entre empresas para prospecção de novas oportunidades de negócios.

Os produtores locais levaram diversas amostras da produção que possuem o selo da marca “Quali Hort”. São produtos embalados em bandejas e personalizados com um rótulo. “O nosso espaço foi bastante visitado, foram iniciados os primeiros contatos e a expectativa é de que novas conversações voltem a ocorrer na próxima semana já com a possibilidade de fechamento de negócios”, acrescenta Marco. Ele ressalta que é este o papel da Sedeagro em possibilitar aos produtores locais a abertura de novos mercados na região visando a geração de renda e emprego no município.

Durante o evento ele manteve contatos com diversas lideranças do setor, prefeitos, vereadores e representantes de classe. “Estamos em busca de ações que favoreçam aos nossos produtores e estamos oferecendo apoio desde o plantio, acompanhando a produção de mudas à comercialização, realizando o ciclo completo para que eles possam ter sucesso nas suas atividades”, informa. O objetivo é que a geração de renda possibilite melhoria na qualidade de vida e injete recursos no comércio local.

A feira é um ambiente propício para a convergência do público interessado em negócios. O evento envolve não só empresas e produtores rurais, mas importantes representantes da sociedade, como as prefeituras e câmaras municipais, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), cooperativas, entidades e instituições que possuem relação com a classe rural. A feira de agronegócios é uma oportunidade de se conjugar forças das entidades de classes, do poder público, empresários, instituições financeiras para ajudar o produtor rural a sair da crise.

fotos: divulgação