Santa Casa e Prefeitura fazem palestras sobre Dia Mundial do Rim em Paraíso

13/03/2017

A Santa Casa e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na quinta-feira, 9, no Clube dos Médicos, um conjunto de palestras abordando temas relacionados ao Dia Mundial do Rim. O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais ligados ao setor. O atendimento ao paciente renal foi a tônica das apresentações que está relacionada à campanha de conscientização global destinada a conscientizar sobre a importância de nossos rins.

A cada ano, a campanha aborda um tema. Em 2017 está sendo abordada a questão da “Doença Renal e Obesidade – Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”. A iniciativa visa promover os hábitos de vida saudáveis, bem como chamar a atenção para a obesidade. Tão comum nos dias de hoje, a obesidade é uma das maiores vilãs na causa da Hipertensão Arterial, Diabetes e, consequentemente, na Doença Renal Crônica – que tem como principal origem essas duas doenças.

Durante o evento foram realizadas três abordagens, sendo que a primeira intitulada “Alimentação Saudável para Rins Saudáveis”, realizada pela nutricionista Giovana Marinzeck, integrante do Programa Viver Bem Unimed. Na sequencia foi a vez do psicólogo Marcos Dutra, que fez abordagem sobre “O Renal Crônico Nosso de Cada Dia”. Encerrando o ciclo de palestra, o médico nefrologista, Paulo César Lopes, falou a respeito do título “Abordagem ao Paciente com Doença Renal Crônica na UBS”. O evento foi realizado em parceria entre a Santa Casa, Prefeitura, com apoio das empresas Ergomédica Medicina do Trabalho, Ampara e Unimed.

fotos: Denis Menezes