Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Prefeito participa de aula inaugural no TG

10/03/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira participou na quarta-feira, 8 de março, na aula inaugural da turma 2017 do Tiro de Guerra 04.025, de São Sebastião do Paraíso, no qual ele também é o diretor da instituição militar, ligada ao Exército Brasileiro. Neste ano, a unidade paraisense completa 100 anos de existência.

Para uma plateia formada por 80 jovens e juntamente com os subtenentes Cleiton Humberto Celestino da Silva e Rogério Dias Furtado, o prefeito deu boas-vindas aos novos atiradores e disse que, além da formação, eles também são líderes porque se aproximam da população pelas ações que realizam e se sensibilizam pela situação da comunidade.

Walkinho lembra de quando fez o TG, na segunda turma de 1991 — na época eram duas com 100 atiradores, divididos por semestre; hoje é apenas uma com 80 jovens durante o ano todo. “É uma forma de aprendizado, com instruções republicanas e democráticas, possibilitando a convivência com as pessoas e a escolha de dois caminhos, onde você pode ser exemplo ou seguir um exemplo”, ressaltou o prefeito.

Saiba mais — Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O Exército fornece os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Por isto, geralmente, o prefeito se torna o diretor do tiro de guerra.

Na década de 2010, existiam mais de 223 TGs distribuídos por quase todo o território brasileiro. Anualmente, ingressam aproximadamente 12 mil atiradores no Exército Brasileiro. (fonte Wikipédia).

fotos: Antônio Redrado