Prefeitura realiza 3ª Semana do Consumidor

10/03/2017

A partir desta segunda-feira, 13, tem início a programação da 3ª Semana do Consumidor realizada pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Procuradoria de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon). Até o próximo sábado, 18, serão realizados vários eventos como o Procon Itinerante, na Praça comendador José Honório (matriz), além de 11 palestras em escolas e faculdade do município. "É um trabalho que estamos realizando pelo terceiro ano seguido, e que vem crescendo a cada ano, como forma de orientar e ajudar a nossa população", comenta o advogado e coordenador do Procon, Fábio Martins de Lima.

Na próxima quarta-feira, 15 de março, é celebrado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Para comemorar a data, a Prefeitura de Paraíso, em conjunto com a Faculdade Libertas, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Escola Superior de Advocacia, se uniram em parceria e montaram uma programação onde serão dadas dicas e orientações aos consumidores. "Hoje a população está mais interessada em saber de seus direitos, as pessoas questionam mais, vão atrás e mesmo que não tenha o direito pleiteado, querem se informar”, aponta Fábio. Ele assegura que o órgão está bastante focado neste papel e tem pautado suas ações na orientação, intermediação de conflitos visando atender as pessoas.

A programação que foi montada prevê a realização de palestras nas escolas e visam estimular os consumidores a serem conscientes de seus direitos. Na terça-feira, 14, além do Procon Itinerante que irá acontecer todos os dias entre 9h e 16h na Praça da Matriz, também será realizada a partir das 19h30 uma palestra magna na Libertas Faculdades Integradas, com o tema "Direitos Básicos do Consumidor". O evento é uma realização conjunta da 41ª Subseção da OAB e da ESA-OAB/MG. Nesta oportunidade estará presente o palestrante, advogado e professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp.

Nos demais dias haverá o atendimento público na tenda do Procon Itinerante, seguido de palestras nas escolas. Também acontecerá fiscalização educativa do comércio, com esclarecimentos sobre diritos e deveres. No encerramento sábado, 18, das 9h às 12h, haverá distribuição de panfletos e cartilhas sobre direitos do consumidor, na Praça comendador João Alves (Fonte). Um material de orientação à população já está sendo divulgado nos meios de comunicação e nas redes sociais.

artes: Andrea Damaceno