Prefeito participa da posse do novo comandante da PM

09/03/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira participou na manhã de quinta-feira, 9, da solenidade de posse do tenente-coronel Joelmar Lucas de Andrade, que assumiu o comando da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente em São Sebastião do Paraíso. Joelmar sucede o tenente coronel Gilson de Oliveira Wenceslau, que se transfere para o quadro da reserva. O novo comandante disse que seu compromisso será o de trabalhar para oferecer segurança pública com eficiência, mantendo a tropa motivada para prestar um serviço de qualidade para a comunidade.

A solenidade de posse foi realizada no Teatro Municipal Sebastião Furlan e contou com a presença de várias autoridades militares, como o chefe do Estado Maior da PMMG 18ª RPM, tenente coronel, Gilson Gonçalves dos Santos; o comandante do 29º BPM tenente coronel PM, Sandro Wesley Oliveira; comandante do 74º BPM Aurecy Argemiro Ferreira; representante do comando do 12º BPM, major Célio Santos e o comandante da 18ª Cia PM, major Andre Luiz Silva. Também compareceram diversas autoridades representantes de segmentos como Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo Bombeiros, Tiro de Guerra, além de outros órgãos da comunidade.

Em sua despedia, o tenente coronel Wenceslau agradeceu pela oportunidade de estar à frente do comando da 20ª Companhia em Paraíso. "Foi um período de muitos desafios, de conquistas e aprendizado. Saio com a sensação do dever cumprido e de que procuramos fazer o melhor para a segurança da nossa cidade", avaliou. Ele enfatizou que pode realizar vários feitos para melhorar a prestação de serviço à comunidade e que no período foram desenvolvidas diversas ações no sentido de combater a criminalidade e manter a ordem no município, em conjunto com as todas as forças de segurança de Paraíso e em parceria com outros organismos da região.

Já o tenente coronel Joelmar é natural de Lavras (MG), onde atuava na Seção de Planejamento e Emprego Operacional da 18ª RPM, de Poços de Caldas. Casado e pai de duas filhas, o oficial possui graduação em Direito e diversos cursos de especialização em seu currículo. Além de Paraíso, ele comandará ainda outros 13 municípios. "Tenho por compromisso inicial cumprir meu trabalho com dedicação, visando reduzir os índices de criminalidade em Paraíso e região; continuaremos o trabalho para elevar a Companhia a Batalhão, o que irá melhorar e muito a estrutura da PM na cidade", acrescentou.

O prefeito Walker Américo deu as boas vindas ao novo comandante e disse ter certeza que, assim como o comandante Wenceslau fez um belíssimo trabalho, o tenente coronel Joelmar é um policial gabaritado e que irá desenvolver um trabalho parceiro para a efetiva prestação de serviço de segurança pública para a nossa comunidade. “A expectativa é de que, através do trabalho que vem sendo feito junto com as lideranças da cidade e com o comando da PM, que será o comandante Joelmar que inaugurará o Batalhão da PM em São Sebastião do Paraíso e esperamos que isso ocorra o mais breve possível", comenta.

foto: Roberto Nogueira

Visita em área — Após a solenidade de posse, o prefeito, o novo comandante da 20ª Cia de Polícia Militar e demais autoridades foram conhecer o Centro Social Urbano 2, na avenida Oliveira Rezende, espaço onde funciona a sede do Corpo de Bombeiros e que, nas conversações, poderá ser cedida para a implantação do Batalhão de Fronteira, funcionando em conjunto com o CB. De acordo com o Walkinho, a proposta ainda precisa ser amadurecida, inclusive envolvendo a Câmara Municipal e demais segmentos da sociedade.

fotos: Ulisses Araújo