Macaco morto encontrado em Paraíso deve ser enviado para análise na Funed

01/03/2017

Um macaco da espécie mico estrela foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 1º de março, na Avenida Itália – Jardim Europa, perímetro urbano de São Sebastião do Paraíso. O caso foi registrado pelo Departamento Municipal de Controle de Zoonoses, que recolheu os restos mortais do animal. Conforme o coordenador Gustavo João Bernardino, a princípio são remotas as possibilidades da morte ter sido provocada por febre amarela. "Estamos em contato e aguardamos uma resposta da Secretaria de Estado da Saúde para saber se o material recolhido deverá ser encaminhado para análises mais profundas em Belo Horizonte", disse.

O caso foi inicialmente comunicado à Guarda Municipal que, além de isolar o local, comunicou o fato ao departamento de Zoonoses. Segundo o coordenador do setor, as causas da morte são desconhecidas. "Descartamos a princípio que tenha sido um atropelamento, embora o corpo do animal apresente sangramento no ouvido esquerdo. Também há a hipótese da morte ter sido provocada por uma descarga da rede elétrica e por último é praticamente descartada as chances dele ter morrido por febre amarela", acrescenta.

De acordo com Gustavo Bernardino, normalmente quando o macaco está com a doença, ele morre em seu habitat natural. "Importante é tranquilizar a população, uma vez que aquela região não temos nem se quer registro de suspeita ou notificação de dengue", observa. Ele informa que segundo relatos de moradores do Jardim Europa, a área possui muitos arvoredos e é comum a presença de macacos na região, sobretudo nas proximidades da Avenida Itália.

A carcaça do animal foi recolhida e contatos estão sendo mantidos com a Secretaria de Estado da Saúde. "Estamos aguardando orientações sobre os procedimentos a serem tomados, se deveremos ou não enviá-lo para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte", anuncia. "A população pode ficar tranquila para a possibilidade de febre amarela, pois, as chances são remotas", finaliza. Gustavo salienta que qualquer dúvida sobre a presença destes animais as pessoas devem entrar em contato com o departamento de Zoonoses.