Questões da UPA e Santa Casa são debatidas em Brasília

24/02/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira e o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, estiveram em Brasília na quarta-feira, 22 de fevereiro, em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar de assuntos relacionados ao hospital da Santa Casa e também sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A reunião foi agendada pelo deputado federal Carlos Melles e o encontro também contou com a participação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o interventor da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento e o vice da instituição, Fernando Montans Alvarenga.

As lideranças se uniram no Distrito Federal (DF) em um esforço conjunto para recuperar e fortalecer o Hospital Regional da Santa Casa de Paraíso. O ministro da Saúde, acompanhado do secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, recebeu a comitiva paraisense e, durante a reunião, a direção do hospital apresentou ao ministro — e obteve apoio imediato do Ministério da Saúde —, para firmar parceria com o Hospital Sírio-Libanês (São Paulo), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proaid-Sus), que contribui para o desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional.

A Santa Casa de Paraíso inova em nível regional e está buscando a incorporação de novas tecnologias e experiências em gestão, novos conhecimentos e práticas, a partir de parceria entre as entidades de saúde de reconhecida excelência, como é o caso do Sírio Libanês. A proposta fortalece o hospital, a prestação de serviços pelo SUS, e quem sai ganhando são os pacientes de toda a região que são atendidos pela Santa Casa e Hospital Regional do Coração.

O prefeito Walkinho também conseguiu junto ao ministro a liberação de R$ 140 mil que estavam bloqueados no Ministério da Saúde para a conclusão das obras e investimentos na UPA. “Conseguimos acertar esta situação que estava pendente no Ministério e, ainda, requeremos através do deputado Carlos Melles, recursos para terminar de equipar a Unidade no montante de R$ 900 mil”, disse o prefeito. Após o término das obras, a UPA de Paraíso — inaugurada de forma irregular pela gestão anterior em meados de 2016, passará a receber mensalmente recursos do governo federal para sua manutenção.