Associações rurais apresentam necessidades à Prefeitura

21/02/2017

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso foi convidada e participou de uma reunião promovida pela Associação dos Produtores Rurais da região dos Marques e Mercês. O encontro aconteceu no dia 7 de fevereiro e reuniu vários representantes destas comunidades. "Foi um encontro interessante, quando tivemos a oportunidade de levar as propostas da administração e ao mesmo tempo ouvir as necessidades dos produtores da região", comentou a secretária Yara de Lourdes Souza Borges.

A reunião foi conduzida pela presidente desta associação,  Ana Paula Gaspar de Souza, que tratou de vários assuntos colocados em pauta e debatidos. Ela falou sobre das necessidades locais e as expectativas que a comunidade possui em relação à administração municipal. Por parte da Secretaria e representando a Prefeitura, a secretária Yara Borges enfatizou que o governo atual está à disposição para desenvolver vários trabalhos e projetos em parceria. "Estamos à disposição e queremos ser parceiros em todas ações que possam trazer beneficio para esta comunidade", acrescenta.

Yara apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido e a estrutura disponível. "Estamos trabalhando para aquisição de implementos agrícolas para serem utilizados na colheita do café e que podem beneficiar os produtores daquela região", afirma. O conjunto é composto de uma varredoura e recolhedora de café. “Também disponibilizamos o aparato que temos em relação à produção e hortifrutigranjeiro, o Programa de Fomento a Horticultura (PFH) com doação de mudas e informamos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que garante a compra de alimentos para a merenda escolar municipal e estadual”, enfatizou.

Para o chefe do departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Paula, a reunião teve uma boa participação, até de crianças, que relataram a situação da escola municipal Roque Scarano. “Eles querem uma quadra coberta e os produtores da comunidade estão otimistas com as perspectivas diante da nova administração municipal”, destacou. De acordo com Yara, o sentimento que fica a cada reunião realizada é de que a população está querendo ser parceira em todas as ações. "Há um sentimento de esperança, de querer participar e ajudar, e é isso que nós queremos: poder contar com a adesão e todos", observa.

Como a região dos Marques e das Mercês tem como destaque a produção de café, é neste sentido que a Sedeagro pretende atuar para ajudá-los. "A vocação deles é esta, então, vamos atuar para favorecer que consigam a certificação de suas lavouras e que desenvolvam suas atividades de maneira rápida e organizada", descreve a secretária.

De acordo com a equipe da Sedeagro, a principal reivindicação dos produtores da comunidade é a melhoria das estradas visando facilitar a escoação da produção. "Vamos nos reunir com o pessoal da Secretaria de Obras para traçarmos um plano de ação conjunta para atender aquela região". De acordo com Marco Aurélio, os produtores estão tão motivados e falam em ceder material e equipamentos para ajudar no conserto e na manutenção das vias. Yara destaca que estas reuniões tem sido importantes no sentido de conhecer a realidade e cada comunidade. "É uma oportunidade de conhecermos e absorver o sentimento deles. Queremos mostrar a eles que, além do café, eles podem trabalhar com outras culturas, agregar valor à produção e aumentar as suas fontes de renda", acrescenta. A secretária conclui destacando que os setores rurais e urbano estão descobrindo os valores que cada um possui na vida do outro e que ambos contribuem para o desenvolvimento do município.