Secretário de Saúde eleito presidente do Cosems Regional

16/02/2017

Mais uma vez representante do município de São Sebastião do Paraíso é escolhido para a presidência de colegiados regionais. Assim como o prefeito Walker Américo Oliveira representa o município no alto escalão da Ameg, Cissul e Consórcio de Saúde, agora foi o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bicego, o eleito para presidir o Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) – de Passos.

A eleição aconteceu na última segunda, 13, na sala da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, em uma assembleia geral extraordinária. A chapa vencedora foi composta por Wandilson Aparecido Bicego como presidente; Luciano Alves Dutra, secretário municipal de Saúde de Ibiraci (vice-presidente) e Aline Silva Barbosa de Castro, secretária municipal de Saúde de Piumhi (secretária geral).

Apesar deste mandato vigorar até junho de 2017, Wandilson vê a oportunidade com grande otimismo. “Juntos somos mais fortes. Nós gestores da regional de Passos estaremos juntos para buscar uma saúde mais humanizada e eficiente e, só teremos este êxito, quando andarmos juntos com Cosems, que a cada dia vem ganhando seu espaço na defesa do SUS” esclareceu. . O secretário ainda aproveitou para agradecer aos secretários e à apoiadora do Cosems. “Obrigado aos gestores pela confiança e à Camila, pelo grande apoio”, concluiu.

O Cosems Regional Passos é composto por 24 municípios que subdividem em dois polos: São Sebastião do Paraíso e Passos-Piumhi, que abrange ainda Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Cássia Claraval, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itamoji, Itaú De Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista Do Glória, São José Da Barra, São Roque De Minas, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita. As reuniões acontecem mensalmente em Passos e posteriormente em Belo Horizonte.

Sobre o Cosems — É uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde. A entidade é constituída por instâncias deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais (CRR) e a Assembleia Geral. O Cosems-MG engloba ainda os conselhos regionais que agrupam as 28 regionais de saúde do Estado.

Tem por finalidade lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.