Saúde realiza reunião de matriciamento

13/02/2017

Na última sexta-feira, 10, representantes de diversos setores da Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso se reuniram no Teatro Municipal Sebastião Furlan para tratar sobre o matriciamento da saúde mental no município. A reunião aconteceu no período da manhã e envolveu o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Atenção Primária, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Ambulatório de Especialidades e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O matriciamento ou apoio matricial, de acordo com o Ministério da Saúde, é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Esse processo foi iniciado pelo Caps Paraíso há alguns anos e, agora, terá continuidade com os setores que lidam diretamente com atendimento de pacientes com transtornos mentais.

Inicialmente houve a apresentação de todos os setores presentes, onde cada coordenador falou sobre a realidade vivenciada e os desafios enfrentados, no tocante ao atendimento de saúde mental. Foi verificada a necessidade de compartilhamento destas informações e a organização do fluxo dos pacientes, tendo em vista que problemas com saúde mental vem aumentando significativamente durante os últimos anos, e uma boa acolhida realizada conjuntamente com profissionais capacitados influi diretamente no tratamento oferecido aos pacientes.

Na apresentação organizada pela equipe dos três Caps e apresentada pelo psicólogo Gesner Batista Machado Marques, foi enfatizado a importância do tema. “O matriciamento é uma construção de formas de atendimento que favorecem a população que utiliza o serviço, onde existe troca de saberes e práticas, de forma pedagógica-terapêutica” comentou Gesner. O psicólogo ainda explicou que os profissionais dos Caps (Paraíso, Vitória e Girassol) foram divididos em cinco equipes para darem suporte aos setores representados nessa reunião. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, 13, e diversas reuniões, para avaliação e feedback entre as equipes já foram agendadas, previstas para acontecerem durante todo o ano.