Paraíso cancela festejos de carnaval

10/02/2017

Após uma reunião na manhã de sexta-feira, 10, no gabinete do prefeito Walker Américo Oliveira, a Prefeitura anunciou o cancelamento dos festejos do carnaval de rua em São Sebastião do Paraíso. Participaram da decisão os secretários municipais Wandilson Aparecido Bícego (Saúde) e Tomás Salviano Martins (Esporte, Lazer, Cultura e Turismo). A medida leva em consideração vários argumentos, sendo o principal deles a atual situação epidemiológica que se encontra o Estado de Minas Gerais, com ocorrências de casos com óbito por febre amarela, inclusive na região, com ocorrências confirmadas em Delfinópolis e Poços de Caldas.

Em comunicado divulgado no final da manhã, a Prefeitura informa o embasamento da decisão nas ações de combate às endemias realizadas no município. A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, apresentou argumentações para justificar o cancelamento da festa. Além da situação em Minas Gerais, que segundo a Secretaria de Estado da Saúde teve 68 mortes por febre amarela e 195 casos confirmados, a medida informa que o município paraisense está localizado em área de risco — onde foi constatada a mortandade de macacos e transmissão da febre amarela e, ainda, óbitos causados por esta doença.

Ainda de acordo com as justificativas apresentadas, o município apresenta grande fluxo de pessoas entre as cidades da região durante o período de carnaval. "Considerando que o vetor transmissor urbano da Febre Amarela é o Aedes aegypti e que o município hoje está com um índice de infestação de 2,3% e que o preconizado para controle do vetor é que seja inferior a 1%, a representante da Vigilância em Saúde, junto com o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, sugerem o cancelamento do evento de Carnaval que está programado para ser realizado no município”. A solicitação foi acatada pelo prefeito Walkinho.

A intenção da Prefeitura era realizar o "Carnaval da Família" na Praça da Casa da Cultura entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Além da contratação de uma banda, haveria área de alimentação. O Departamento de Cultura também estava programando a realização dos festejos carnavalescos no distrito de Guardinha, com uma programação semelhante e que também foi cancelada.