Notícias | + Listar todas
Mudas de hortaliças são entregues aos produtores
06/02/2017
Os produtores cadastrados no Programa de Fomento à Horticultura (PFH), mantido pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, já estão recebendo as mudas para plantio que começaram a ser cultivadas no início deste ano. As primeiras remessas do estoque do ano passado, foram entregues ainda em janeiro, como foi o caso da rúcula — que tem um crescimento mais rápido. Já na primeira semana de fevereiro, as mudas de várias outras espécies foram entregues e estão sendo plantadas com expectativa de colheita dentro de aproximadamente 30 dias, conforme a espécie.
No início de janeiro foram plantadas na estufa mantida pela Prefeitura no Parque da Serrinha mais de 250 mil mudas de hortaliças. Entre as espécies já plantadas, estão as alfaces americanas e crespa, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, couve-flor, jiló, quiabo e repolho. Por ter um ciclo de crescimento e desenvolvimento mais curto, as mudas de rúcula foram as primeiras a serem entregues aos produtores. As retiradas foram registradas logo na segunda semana do ano. De rápido crescimento e fácil cultivo em canteiros, a rúcula é uma ótima opção para pequenos produtores. Ela não exige muita água e adapta-se a diferentes regiões, embora locais com temperaturas amenas sejam os mais indicados para o seu cultivo. A colheita acontece no período de 30 a 40 dias após o plantio.
Silvio Inácio é produtor de hortaliças da região dos Pimentas. Ele foi um dos produtores de hortaliças que fez a retirada das mudas ainda no final de janeiro e já fez o plantio. "Peguei mudas de alface crespa, americana e de beterraba. Vou plantar imediatamente porque o clima está bom e as mudas estão ótimas", disse. Semanas antes ele já havia retirado a remessa de rúcula que já está em fase de crescimento, quase atingindo o ponto final da produção. "Acredito que no começo ou até meados de março inicio a colheita", acrescenta.
O produtor afirma que está há três anos na atividade e que esta passou a ser a sua fonte de renda. "Trabalho apenas com hortaliças e é disso que tiro o meu sustento e da minha família", comenta. Ele assegura que o Programa de Fomento a Horticultura desenvolvido pelo município o ajudou muito a se fixar nesta atividade. "Este projeto tem me ajudado muito. Eu mesmo cultivo, faço a comercialização e as entregas. No bairro onde moro o pessoal busca em casa, mas tenho os meus pontos de entrega que recebem verduras fresquinhas todos os dias", observa.
Satisfeito com os resultados obtidos até aqui, Sílvio faz planos de ampliar a produção e aumentar a renda. "A esperança é de poder aumentar a área de plantio, produzir mais e também ganhar mais. Quanto mais produzir melhor, porque temos um grande mercado aberto", observa. Assim como ele, dezenas de outros horticultores inscritos no programa também retiraram as mudas e já fizeram o plantio das mesmas.
O engenheiro agrônomo Eduardo Scarano está assistindo os produtores e disse que, em virtude do tempo chuvoso registrado na maior parte do tempo em janeiro, houve um crescimento mais rápido das mudas. "Sem a luminosidade do sol, as mudas cresceram rapidamente e atingiram o ponto para o plantio mais cedo do que o previsto, por isso antecipamos as entregas", disse. Os produtores foram comunicados, fizeram as retiradas e já iniciaram o plantio. Segundo Eduardo, a antecipação não interfere na qualidade da planta. "Todos os processos estão dentro do ciclo médio previsto, sendo plantadas logo, estas mudas estarão em fase de desenvolvimento e em seguida chegarão em cerca de 30 a 40 dias na etapa da colheita", conclui.