Codema faz reunião e elege membros da diretoria

06/02/2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Meio Ambiente (Codema) de São Sebastião do Paraíso realizou na terça-feira, 31 de janeiro, sua primeira reunião do ano de 2017. O encontro aconteceu no prédio sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reuniu representantes de vários segmentos do setor. Na oportunidade, o engenheiro José Francisco de Castro foi eleito presidente do Conselho. "Foi uma reunião bastante produtiva, onde discutimos diversos assuntos importantes, deliberamos uma pauta com vários temas que tiveram seus respectivos encaminhamentos", comenta a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges.

O Codema é um órgão consultivo e deliberativo no âmbito de sua competência que deve assessorar o Poder Executivo do município nas questões ambientais. A primeira reunião do conselho deste ano contou com a participação de quase 20 pessoas representantes de diversos segmentos relacionados ao meio ambiente. Na oportunidade, as várias entidades que representam cada atividade junto ao conselho indicaram seus membros para as comissões de trabalho e também foi realizada a eleição para a nova diretoria do Codema.

Para a presidência foi eleito José Francisco de Castro, que é engenheiro da Secretaria Municipal de Obras; para a vice-presidência o escolhido é João Éder Pimenta, sendo 1ª secretária, Francisca Helena Eustáquio e 2º secretário, Bruno Aparecido Rocha. "É uma equipe muito boa e que juntos, com apoio de todos vai conseguir ter uma realização de trabalho muito eficiente para a comunidade", assinalou Yara Borges.

A secretária disse ter gostado da participação de todos os setores que foram convidados para a reunião e, segundo ela, foi bastante produtiva. Durante o encontro foram debatidos assuntos relacionados à aprovação de loteamentos, Área de Preservação Permanente (APP), corte e substituição de árvores e aprovação de projetos "Foram vários assuntos debatidos, alguns deliberados, outros deferidos com indicação para que se tenha outras informações", explica.

As reuniões do Codema acontecem toda última quarta-feira do mês, às 9h, na Secretaria de Meio Ambiente, à rua Mariana Amaral, n.º 20, Lagoinha. "Qualquer pessoa da comunidade pode participar. Para nós é importante a presença de todos, sobretudo os membros titulares; os suplentes, mesmo sem direito a voto, podem se inteirar do que está acontecendo, as portas estão abertas para todos", explica. Durante as reuniões também há espaço para os construtores apresentarem seus projetos, falarem de empreendimentos, quando são tratados de cada situação de acordo com a legislação existente.