Coletores de lixo são vacinados contra febre amarela

03/02/2017

Funcionários do setor de coleta de lixo e também de varrição de ruas da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso foram vacinados e tiveram a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação. Eles foram reunidos no pátio da Secretaria Municipal de Obras quando participaram de uma palestra de orientação sobre a febre amarela. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a doença, seus sintomas e características em função dos casos que estão sendo registrados em Minas Gerais, inclusive com algumas ocorrências em cidades da região.

O atendimento aos coletores foi realizado em um trabalho de parceria entre as secretarias municipais de Obras e a de Saúde. Além da vacinação e atualização do cartão de vacinação, também foram passadas informações de orientação sobre a doença. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Lucymeire Oliveira, esteve no local e conversou com os funcionários do setor. Ela informou sobre a ocorrência de vários casos de febre amarela em Minas Gerais e também sobre as causas.

Segundo a coordenadora, a doença é causada por um vírus encontrado em macacos e transmitida, na zona rural, pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Nas cidades é o Aedes aegypti, o mesmo mosquito que causa a dengue, chikungunya e zika, que pode transmitir a doença, mas só se picar alguém que foi infectado na zona rural. Segundo o médico Daniel Tales de Oliveira, não há motivo para pânico no município. “Com a vacinação em massa desde a década de 50, a febre amarela é considerada controlada no país. A vacina é oferecida regularmente durante todo o ano nos postos de vacinação, mas as pessoas se esquecem de atualizar o cartão”, anuncia.

Em Paraíso somente em janeiro o setor de saúde já vacinou mais de 960 pessoas que foram até os postos de vacinação e também através do trabalho de equipes volantes. Na região já foram confirmados dois casos da doença em Delfinópolis e um em Batatais (SP). Em Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou boletim no meio de semana informado a existência de 48 mortes sendo que ainda há outros 79 óbitos sob investigação. Há ainda 132 casos confirmados  e outros 613 sendo investigados relacionados à doença.