Prefeito acompanha volta às aulas na rede municipal

02/02/2017

Quase sete mil estudantes da rede municipal de São Sebastião do Paraíso voltaram às aulas nesta quinta-feira (2). Ao todo, 12 unidades escolares receberam os alunos. Já os nove Centros Municipais de Educação Infantil começaram as atividades no dia 26 de janeiro.

O prefeito Walker Américo Oliveira fez questão de acompanhar pessoalmente o primeiro dia de aula das crianças. Juntamente com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, eles visitaram a Escola Municipal professora Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), onde falaram com pais que a meta desta administração será deixar as escolas cada vez melhores. “Nossa esquipe de profissionais é ótima, precisamos melhorar a estrutura física para oferecer aos alunos um ambiente melhor para o aprendizado e aos professores um local de trabalho mais adequado”, enfatizou.

O prefeito lembrou das dificuldades enfrentadas nestes primeiros meses de governo. Segundo ele, diante do atual cenário, ainda não é possível realizar muito. “Temos condições de fazer, mas aos poucos. Eu e a vice-prefeita, Dilma Oliveira, vamos trabalhar para que a população tenha boas escolas, saúde com qualidade, além de ruas melhores e iluminação pública que funcione. A nossa intenção é fazer da nossa segunda casa, a nossa cidade, uma Paraíso melhor para se viver”, ressaltou.

Por fim, o prefeito desejou a todos um ano escolar excelente. “Que Deus nos abençoe  com boas coisas e que os alunos possam aprender muito. Eu me lembro até hoje de uma professora que tive, a dona Rosinha, pessoa enérgica, mas seus ensinamentos eu trago até hoje comigo”, lembrou.

A secretária Maria Ermínia recomendou aos pais e familiares que intensifiquem o acompanhamento dos alunos nestes primeiros dias de aula. "É essencial conhecer as equipes das escolas e os profissionais que estarão mais próximos das crianças e dos adolescentes. O apoio e acompanhamento das famílias são essenciais para uma boa vida escolar. Juntos, a escola, com a aprendizagem, e os pais, com a educação, vamos formar essas crianças e jovens, torná-los cidadãos de bem desta cidade", orientou.

Josiane Ferreira da Silva, que tem uma filha matriculada na rede municipal de educação, falou da importância de se ter uma escola de qualidade perto de casa. “Aqui fica mais perto da minha casa. A escola é muito boa, e a minha filha estuda nesta escola desde o pré. As diretoras e as professoras são ótimas. A Isabelli, minha filha, com seis anos, já está lendo e escrevendo”, comemora.

Segurança — Com o fim das férias escolares, o trânsito de veículos em frente a algumas escolas públicas e particulares volta a ser intenso, podendo gerar acidentes, conflitos e engarrafamentos. Para diminuir os transtornos aos motoristas e garantir a segurança aos estudantes, os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal iniciaram, também, a Operação “Volta às Aulas”, com foco na proteção à vida.

Em muitas unidades, a presença dos agentes é necessária para evitar acidentes em frente às escolas. O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Félix de Souza, disse que os trabalhos começaram desde o início da semana. “A equipe operacional que desenvolve o trabalho no trânsito visitou as escolas, fazendo levantamento dos materiais existentes e o que precisa ser renovado”, falou.

O secretário explica que é realizado o trabalho de orientação de travessia de alunos na faixa de pedestres, campanhas educativas nos horários de fluxo e, ainda, programas de educação no trânsito dentro das escolas. ”É importante a presença da guarda, pois as crianças saem eufóricas, agitadas e, tendo um agente, elas se organizam melhor. A presença deles tem inibido as ações delituosas na parte externa e a venda de drogas nos arredores das instituições de ensino. Nas ações educativas, a presença dentro da escola propicia um ambiente mais ameno, retirando a tensão de professores e alunos, permitindo maior fluidez no processo ensino e aprendizagem. Os guardas municipais percorrem as salas de aula, conversam com os alunos, orientam como deve ser a conduta dentro da escola, acompanham reuniões de educadores e pais de alunos. É uma parceria que vem dando certo”, ressaltou. Atualmente 30 guardas municipais realizam o trabalho nas escolas durante o ano letivo.

Veja MAIS FOTOS desta visita em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes