Educação municipal realiza planejamento estratégico

26/01/2017

Representantes de todos os setores da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do  Paraíso estiveram reunidos durante dois dias para realizar o planejamento estratégico para o ano de 2017. A reunião aconteceu nos dias 23 e 24 de janeiro, na Libertas Faculdades e abordou diversos assuntos, entre eles, os principais desafios a serem enfrentados na nova gestão 2017-2020. A abertura do evento foi feita pelo prefeito Walker Américo Oliveira, que destacou a importância da elaboração de um planejamento consciente. “Estamos aos poucos colocando a casa em ordem. Avançamos bastante o pagamento dos funcionários e com muita responsabilidade estamos planejando nossas ações para os próximos anos. Aqui reunidos temos os profissionais da educação, priorizamos os profissionais da rede que têm conhecimento técnico e a vivência nas áreas. Confio que sairemos daqui com um plano estruturado”, falou.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, falou que este é um momento importante para traçar as metas e objetivos da área. “Contamos com profissionais qualificados e sei da capacidade de cada um de vocês. Espero que estes dias de reflexão e trabalho possam nos dar subsídios seguros, para conduzirmos a Secretaria de uma forma eficaz e eficiente, usando os recursos com responsabilidade e continuar oferecendo à população uma educação de qualidade”, destacou.

No início dos trabalhos, o gerente de Administração e Finanças Educacionais, Gilson Pedroso da Silva, fez uma explanação sobre como se encontra a atual situação da pasta. Ele explicou sobre o orçamento, detalhando os custos e as receitas. “Foi importante o alinhamento das informações no sentido de mostrar a situação da educação no município. Aqui, hoje, compartilhamos as necessidades de cada escola e em conjunto vamos analisar as possibilidades dentro da realidade do município”, ressaltou.

Nos dois dias de reunião o mediador da equipe, Christian Alves Neto, levantou  informações junto aos participantes sobre os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e desafios (método Swot) aliado a técnicas de coaching. “O plano de trabalho que iremos construir vai ser um esforço conjunto para chegarmos a um planejamento consistente”, disse.

Os participantes discutiram estratégias para os problemas atuais com ações para os 100 primeiros dias de mandato e, também, para o todo o ano de 2017. As informações foram agrupadas e cada uma terá um gestor responsável pelo acompanhamento e realização. No final da reunião, a secretária agradeceu o empenho de toda a equipe e, em especial, ao facilitador Christian pela condução dos trabalhos.

Para a diretora da Escola Municipal Campos do Amaral, Elainy Cristina dos Santos Lisboa, foi um momento muito importante de troca de ideias e engajamento da equipe. “Acredito que todos estão empenhados para achar uma solução para a situação que o município está enfrentando. Aqui, nestes dois dias, tivemos a oportunidade do crescimento pessoal e a liberdade de nos expressarmos. Estou confiante de que será um ano produtivo pois, o planejamento foi construído de forma coletiva onde, se eu participo da elaboração, consequentemente sinto que sou responsável por sua efetivação, com certeza a proposta será levada para o âmbito escolar visando o conhecimento e a participação de todos os profissionais da educação”, falou.

Maria Ermínia encerrou a reunião agradecendo a todos que aceitaram fazer parte da equipe e, motivados, abraçaram a causa juntos. “Esta equipe que está aqui, hoje, tem uma responsabilidade enorme, mas tenho confiança de que juntos poderemos vencer estes obstáculos”, finalizou.

foto: Susana Souza