Prefeito busca apoio pra Saúde e Santa Casa em Belo Horizonte

23/01/2017

Na ultima terça-feira, 17, o prefeito Walker Américo Oliveira esteve em Belo Horizonte na Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com secretário municipal de Saúde Wandilson Bicego, o interventor do hospital da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento, o advogado Marcos Cezar de Carvalho, o representante do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde (Cosems-MG), José Maurício e o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) em Minas Gerais, João Batista da Silva. Objetivo do encontro foi buscar, junto a SES, apoio técnico e financeiro para a Santa Casa de Paraíso.

Durante a reunião, Jose Maurício manifestou apoio incondicional à instituição, explanando a importância do momento onde sentam para discutir a crise da Santa Casa e da Prefeitura: "Não podemos perder este momento que visa um melhor caminho para saúde da Santa Casa e do município" enfatizou. Em seguida, o prefeito Walker fez uma explanação da situação encontrada no município, que passa por uma crise financeira preocupante e que, infelizmente, não é diferente da situação da Santa Casa pois, atendendo uma recomendação do Ministério Público, alicerçada em um relatório do Denasus, fez uma requisição de bens e serviços da Instituição, baixou o decreto e nomeou uma equipe interventora.

O prefeito deixou claro que "não medirá esforços para ajudar, porém, no momento, não há recursos  financeiros para repassar, apesar de reconhecer o débito deixado. Todos os recursos recebidos serão repassados regularmente no menor prazo possível e, diante desta situação, venho pedir apoio para a SES", explicou o prefeito.

O secretário de Saúde Wandilson Bicego apresentou alguns pontos de estrangulamento no sistema local, reforçando que os recursos da urgência e emergência são insuficientes. "Para se ter ideia, os remanejamentos dos recursos da cardiologia, ocorridos em 2015, estão inviabilizando a sustentabilidade do serviço, onde, tinha-se um montante estimado de R$ 6 milhões/ano, caiu para R$ 2,7 milhões/ano", comentou o secretário, que aproveitou e solicitou aporte financeiro para porta de entrada da rede de urgência do município.

Adriano Rosa, interventor da Santa Casa, apresentou as reais despesas do hospital, onde há prejuízo e explicou que, da forma que está, sem o financiamento adequado, não tem condições de manter o funcionamento do hospital. "Vários ajustes de serviços estão sendo realizados e planejados visando a otimização das despesas. Não há mais argumentos para negociar com fornecedores e num curto espaço de tempo, não teremos mais suprimentos para manter o atendimento, caso não haja novos recursos", comentou Adriano. Ele ainda explanou sobre as ações administrativas que estão fazendo, e também aproveitou para pedir recursos a serem incrementados no hospital.

O diretor do Denasus, João Batista da Silva, explanou sobre as medidas legais, sugerindo caminhos para um bom andamento da instituição. O subsecretario de Estado da Saúde Nalton Sebastião Moreira da Cruz, informou que o Estado de Minas Gerais também está em crise financeira e que, neste momento, não tem condições para ajudar de forma financeira, ainda mais que não estava com sua equipe técnica para passar mais informações. Porém, deixou uma abertura para um trabalho técnico entre SES, Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde para inicio de fevereiro, onde poderão ser identificados os gargalos do hospital e propor alguma proposta de incremento de recursos em determinados serviços e até mesmo uma resolução de aporte de novo recurso para custeio, dependendo da disponibilidade de recursos da SES.

Finalizando, Walker agradeceu a disponibilidade do subsecretário Nalton, José Maurício, João Batista e os demais que estiveram juntos para tentar solucionar a situação que se encontra o município e a Santa Casa de Paraíso. "O hospital e o município andam juntos em busca do mesmo objetivo que é oferecer uma saúde de qualidade para nossa população e região" finalizou o prefeito.