Secretaria de Trânsito realiza Campanha Educativa

23/01/2017

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou entre os dias 16 e 19 de janeiro uma campanha educativa para orientar os condutores e pedestres. O trabalho aconteceu na Avenida Zezé Amaral, considerado um dos principais corredores de trânsito que liga diferentes regiões da cidade. A iniciativa foi tomada após o recebimento de várias reclamações de desrespeito às sinalizações e no local onde vem ocorrendo muitos acidentes, envolvendo motociclistas, condutores de veículos leves, ônibus e caminhões.

Todas as ações foram realizadas pela equipe do “Projeto Educando para o Trânsito e integrantes da Companhia do Trânsito”. Durante as blitizes educativas e trabalhos de campo, foram realizadas atividades como panfletagens e orientações verbal aos usuários da via. Conforme levantamento realizado pela Secretaria, a maior ocorrência de colisões acontece nas rotatórias. Várias delas estão espalhadas em diferentes bairros e inseridas em áreas de cruzamentos, garantindo a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos.

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem. Em algumas rotatórias menores, os motoristas precisam esperar grandes filas de veículos para entrar no sentido circular. Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada passam adiante, enquanto aqueles que vêm de uma via menos movimentada aguardam uma brecha para fazer a conversão.

Para garantir a correta utilização da rotatória, o simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria suficiente para resolver os pequenos embates de preferência. Praticamente todas as rotatórias da cidade possuem uma placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos. “A placa é obrigatória. Se cada um dos motoristas respeitasse a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser”, ressalta o secretário de Segurança, Miguel Félix de Souza. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória o veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar. No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza e bom senso cedendo a vez no trânsito para resolver o impasse.

Conforme informações apuradas pela Secretaria Municipal de Trânsito, em média acontecem de 55 a 60 acidentes por ano dentro do horário das 7h à 22h. Os números são de acidentes registrados e que pelo período citado as colisões acontecem por falta de atenção e desrespeito as sinalizações. O secretario Miguel Félix destaca a importância do desenvolvimento de um trabalho preventivo e afirma dar continuidade nas ações. “Temos as leis para gerir a circulação do trânsito, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra, em muitas situações o bom senso ao ceder a vez resolve muitas situações embaraçosas”, comenta.

Seta — Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. Ela deve ser usada sempre que o condutor mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa. Outro problema apontado é a entrada de veículos na rotatória enquanto outros estão parados em uma das saídas. Essa prática acaba engarrafando a rotatória e as ruas adjacentes.

Outra importante dica é o respeito à faixa de pedestre, sobretudo nos cruzamento de grande fluxo de veículos e de pessoas. Nas rotatórias, por haver mais espaço, a circulação de veículos é facilitada. Por outro lado, a distância a ser percorrida pelos pedestres nas faixas é maior e, por isso, o respeito ao pedestre deve sempre prevalecer. Deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa também é uma infração grave e prevê multa e cinco pontos na CNH.