Sedeagro promove Fórum Sul Mineiro de Economia Popular Solidária

18/01/2017

São Sebastião do Paraíso receberá entre os dias 19 a 22 de janeiro a primeira edição do Fórum Sul Mineiro de Economia Popular. “É um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) em apoio aos artesãos do nosso município que também estarão recebendo colegas profissionais da área que atuam na região”, explica a secretária Yara de Lourdes Souza Borges. O evento acontecerá na Praça comendador João Alves (Fonte) no período de 10h às 22h.

Os visitantes poderão conferir o artesanato feito em cabaça, do Sul de Minas; em palha de milho, cipó e cerâmica, do Jequitinhonha; a farinha de pequi, do Norte de Minas; tapetes e colchas produzidos no tear mineiro, do Triângulo; sementes crioulas das Casas de Sementes de Barbacena e Turmalina; alimentos beneficiados e certificados, como rapadura, mel e doces cristalizados, além do artesanato de comunidades indígenas e quilombolas. A abertura será às 16h com a presença do prefeito Walker Américo Oliveira.

Em Paraíso os artesãos não possuem associação própria e estão inscritos junto aos feirantes. “Eles participam das feiras livres existentes na cidade e por este motivo estão vinculados à nossa secretaria”, acrescenta Yara. Ela destaca que esta é uma forma de incentivar e apoiar os profissionais do setor. “Periodicamente eles também participam das feiras e eventos do setor que ocorrem nos municípios da região e agora nesta oportunidade estarão recebendo os colegas  em Paraíso.

No local também estarão expositores de Paraíso, além de convidados que já atuam nas praças de alimentação das feiras da cidade. “É uma oportunidade de movimentarem suas atividades, mostrar o trabalho deles que estarão em exposição e poderão ser comercializados”, descreve Yara. A iniciativa funciona como uma espécie de intercâmbio e troca de experiências com os demais profissionais que estarão presente.

A Sedeagro, em contato com a Secretaria Municipal de Esporte, conseguiu o alojamento da Arena Olímpica para que os os artesãos visitantes possam se acomodar nos dias em que estarão na cidade. “De nossa parte  providenciamos toda a documentação, liberação de alvará para que a feira aconteça dentro da legalidade”, acrescenta.