Prefeitura inicia distribuição dos carnês IPTU 2017

17/01/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou na quarta-feira, 18, a distribuição dos carnês do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) deste ano. O material já foi impresso e repassado à agência dos Correios que fará a entrega nas casas. De acordo com a gerente de Arrecadação, Vanessa Rodrigues, são 37.102 carnês, cujo valor lançado ultrapassa a casa dos R$ 7,5 milhões. "Temos três formas de pagamento: à vista com datas e descontos diferenciados, além da possibilidade de parcelamento em até 10 vezes", comenta.

A expectativa da administração é de receber cerca de 90% do valor lançado — R$ 7 milhões e 690 mil. "Quem optar pelo pagamento à vista poderá fazer a partir de 20 de fevereiro, com desconto de 10%,  podendo optar pelas datas de 20 de março ou abril, com desconto respectivo de 6% e 3%", anuncia Vanessa.

Neste ano uma das novidades apresentadas pela Prefeitura é a possibilidade do contribuinte emitir a segunda via do carnê através do site da Prefeitura. "É uma determinação do prefeito Walker para facilitar a vida das pessoas, condição que é válida para os pagamentos em parcela e não abrange quem opta pela quitação em cota única", explica. Quanto ao parcelamento, ele poderá ser feito desde que o valor mínimo da parcela seja de R$ 17,21. O primeiro vencimento para pagar o IPTU de forma fracionada será em 20 de março e a divisão poderá ocorrer em até 10 vezes.

Ainda de acordo com Vanessa, os contribuintes poderão fazer o pagamento do imposto nos bancos credenciados e nas casas lotéricas. Os carnês são aceitos nas agências do Sicoob, Paraisocred, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Mercantil e Caixa Econômica Federal. "Temos alguns casos, como o Bradesco e o Itaú, em que o pagamento será feito somente via internet.

Quem não efetuou o pagamento do IPTU do ano de 2016 terá o nome inscrito em dívida ativa do município. Mesmo quem tiver nesta condição, terá a oportunidade de pagar o débito através de parcelamento e que poderá ser feito em até 10 vezes, dependendo do valor da parcela. "Inicialmente é necessário que a pessoa venha até a Prefeitura, onde é feito um termo de confissão de dívida e é emitida uma guia para o pagamento", acrescenta a gerente. Também quem estiver nesta situação, após ter emitido a guia, caso perca o prazo de pagamento terá a possibilidade de emitir uma segunda via através da internet,,diretamente no site da Prefeitura.