Notícias | + Listar todas
Sedeagro planta mais de 250 mil mudas de hortaliças
13/01/2017
A estufa de mudas de hortaliças da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, mantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), realiza o plantio de 254 mil mudas neste início de ano. Já nesta semana foram entregues as primeiras remessas de rúcula, que possui um ciclo de desenvolvimento mais rápido. Conforme o engenheiro agrônomo Eduardo José Scarano Guidi, a expectativa é de que, entre os dias 30 e 31 de janeiro, também aconteça a entrega das outras espécies já plantadas. Ele anunciou que, conforme acordado com os horticultores integrantes do Programa de Fomento a Horticultura (PFH), a Secretaria também está iniciando um trabalho de assistência técnica nas propriedades dos produtores atendidos.
Eduardo explicou que no final do ano e até mesmo em função do período de transição de governo, as atividades na estufa foram reduzidas. "Tivemos também um tempo para os trabalhos de manutenção e limpeza da estufa que ficou um período sem produção e, agora, já está funcionando normalmente", explica. Com a retomada da produção, estão sendo plantadas cerca de 85 mil mudas por semana neste início de janeiro de 2017. "Chegaremos ao final desta terceira semana com praticamente 245 mil mudas plantadas", destaca.
Entre as espécies já plantadas estão as alfaces americanas e crespa, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, couve flor, jiló, quiabo, repolho e rúcula. "A rúcula tem um ciclo de crescimento muito rápido e já nesta semana entregamos a primeira remessa aos produtores cadastrados", salienta Eduardo. Ele acredita que nos últimos dias de janeiro e nos primeiros de fevereiro já deverá ocorrer a primeira entrega oficial de mudas deste ano. "A expectativa é de possamos formar mudas de qualidade e que da mesma forma tenhamos uma produção em quantidade e também com qualidade, como sempre ocorreu desde o início deste trabalho", acentua.
A produção de hortaliças de São Sebastião do Paraíso já tem destino próprio para ser comercializado. Parte do material é destinado para a merenda escolar e também é vendido nas feiras livres e mercados da cidade. O município, por sua grande quantidade de produção, também consegue estender suas vendas para o mercado externo e fornece inclusive às grandes redes de supermercados, além da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em Ribeirão Preto. "É sabido que o setor possui um grande mercado aberto que os nossos produtores estão começando a explorar e, também, estão conseguindo obter resultados importantes em termos financeiros, conseguindo desta forma dar destinação eficiente a toda produção do nosso município", destaca Eduardo.
Assistência — A Sedeagro iniciou nesta semana a prestação de mais um serviço aos produtores rurais e que será ampliado gradativamente. Trata-se do serviço de assistência técnica, em trabalho de campo, aos horticultores, prestado pelo engenheiro agrônomo Eduardo Scarano. "Nós iniciamos as visitas nas propriedades nesta semana e pretendemos acompanhar de perto os trabalhos de campo", comenta. Ele ressalta, porém, que dúvidas e orientações continuarão sendo repassadas na sede no Parque da Serrinha, como de costume dos produtores.
Conforme Eduardo, nas duas visitas realizadas nesta semana em propriedades rurais localizadas na região do Espraiado, o objetivo foi o de conhecer as hortas e também o sistema de plantio que é realizado. "Acompanhei de perto como é feito estes procedimentos, como estão sendo utilizadas as mudas fornecidas pelo município, como é o aproveitamento e também conversamos sobre técnicas de manejo e regras importantes para o cultivo", esclarece. As orientações que são feitas no Parque da Serrinha onde está montada a estufa de produção de mudas terão continuidade. "Nós já realizamos este atendimento, ajudando aos horticultores e este serviço continuará sendo mantido, pois, no momento da retirada das bandejas conversamos sobre os detalhes do plantio onde já é feita a orientação", esclarece.
A Sedeagro já informou aos horticultores no final do ano passado que, também em 2017, será mantida as atividades como realização de cursos e palestras com especialistas em horticultura e outros serviços para melhor atender os produtores. "A maioria dos grandes produtores já possuem assistência técnica especializada prestada por empresas de Paraíso e até de outras cidades, como Campinas/SP, que tem apresentado bons resultados", observa. De acordo com Eduardo Scarano, o importante é que os produtores não ficarão sem assistência e terão condições de desenvolver o cultivo produção com produtividade, eficiência e qualidade.