Paraíso inicia vacinação contra HPV em meninos

13/01/2017

Desde o início do ano, as salas de imunização de São Sebastião do Paraíso já estão oferecendo a vacina contra o HPV para os meninos de 12 a 13 anos. O acréscimo da vacina foi comunicado via Nota Informativa nº 311 de 2016, pelo Ministério da Saúde e visa atingir gradativamente, até 2020, todos os meninos na faixa etário de 9 a 14 anos. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

Desde 2014, quando iniciou a vacinação contra o HPV para o público feminino, diversos órgãos e entidades solicitaram a inclusão do público masculino, uma vez que eles podem transmitir o vírus para as mulheres e também desenvolver doenças na  garganta, pênis e ânus, que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Estima-se que mais de mil meninos devem ser vacinados em São Sebastião do Paraíso. A segunda e última dose deverá ser tomada seis meses após a primeira aplicação. Em 2018 o público-alvo serão os meninos de 11 a 12 anos, em 2019 os de 10 a 11 anos e em 2020 os de 9 a 10 anos e, a partir daí, todos adolescentes, independente do sexo, serão vacinado contra o HPV aos 9 anos de idade.

Boa parte das doses da vacina já se encontram em Paraíso e as mesmas serão repostas conforme necessidade. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandílson Bicego, a expectativa é que a população se vacine o quanto antes: “Conseguir vacinas contra o HPV para o público masculino é uma vitória, pois a princípio, falava-se em vacinar somente mulheres; depois da aceitação pelo público feminino, o Ministério da Saúde atendeu a solicitação de diversas entidades para estender aos homens. Precisamos que os pais se conscientizem dos benefícios dessa vacina e tragam seu filho para ser vacinado o quanto antes”, enfatiza Wandílson.

O município possui cinco postos de vacinação abertos diariamente nos seguintes locais: USF  São Judas (Rua coronel Alfredo Serra Junior, s/n. Telefone 3539-1106); UBS São Pedro (Rua Francisco Quintino, 181. Fone 3539-1051); Posto de Puericultura (Rua Gedor Silveira, s/nº, centro. Telefone 3539-1080); USF Vila Formosa (Rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180. Telefone 3558-6721); USF Guardinha (Rua Germano Guerra, nº 445. Fone 3532-1159).