Prefeito participa de encontro empresarial na Acissp

06/01/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira participou na manhã de quinta-feira, 5, do 1º Encontro Empresarial, promovido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp). O presidente da entidade, Ailton Rocha de Sillos, anunciou que o objetivo é o de somar forças entre todas as lideranças e forças vivas da cidade para ajudar na recuperação do município com dedicação, trabalho e otimismo. “É mais uma soma de esforços, vejo tudo isso com muito bons olhos, pois são ações que me tranquilizam neste momento de dificuldade pelo qual o município está passando”, disse Walkinho.

O encontro contou com a presença de empresários, comerciantes e representantes de diversos segmentos produtivos da cidade. Além do prefeito Walker Américo, que estava acompanhado da vice-prefeita, Dilma Aparecida de Oliveira, também participaram da reunião vários vereadores. Em seu pronunciamento, Ailton Sillos disse que a intenção é fazer com que todas as lideranças de Paraíso estejam alinhadas e que a iniciativa era a de criar um canal para que todos, em conjunto, busquem soluções para que o município possa sair da crise sócio-econômica.

Ailton Sillos enfatizou que o comércio tem sofrido as consequências da situação deixada pelo administração anterior, principalmente em relação à geração de empregos. “Com o desemprego que foi gerado, a economia do município foi prejudicada e isso também afetou o comércio com o crescimento da inadimplência”, observou. Paraíso perdeu órgãos como o Senar e o Senac que deixaram a cidade e “assim o Sistema 'S' em nossa cidade ficou enfraquecido”, admitiu.

O prefeito afirmou que está trabalhando incansavelmente para colocar a casa em dia desde que assumiu a administração em setembro de 2016 e, agora com a gestão que vai até 2020, pretende reconstruir Paraíso. Ele lembrou da dívida herdada que ultrapassa a casa dos R$ 70 milhões e da necessidade de reduzir despesas e reorganizar as contas públicas. Várias medidas já estão sendo adotadas como forma de desburocratizar a administração e buscar o caminho do desenvolvimento, aponta. “Os resultados, no entanto, vamos alcançar a médio e longo prazo, pois, não é possível resolver o quadro em que nos encontramos de um dia para o outro”, salienta.

Walker avalia que a reunião proposta pelo presidente da Acissp foi muito positiva com a presença dos empresários, representantes de instituições como Unimed, Ampara, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e poder Legislativo. “É  mais uma soma de esforços que me tranquiliza, considerando que pretendo realizar um governo participativo e a importância desta união é fazer com que todos juntos possamos dar um novo rumo de reconstrução para São Sebastião do Paraíso”, comenta.

A criação do terceiro Parque Industrial é uma das medidas que se pretende adotar, principalmente visando atrair novas empresas e promover a geração de empregos. Quanto à vinda de novas empresas, o prefeito informou que desde o ano passado já existem conversações com alguns empresários e espera que elas sejam concretizadas. Walker sinalizou que dará o apoio necessário para quem já está instalado e para os empresários que estão chegando.

A vice-prefeita Dilma Oliveira informou que, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (da qual é a titular), vai realizar  um diagnóstico sócio-econômico e territorial no município para ajudar aos empresários e os trabalhadores. O prefeito falou ainda da possibilidade de reativar a Secretaria de Industria e Comércio para fomentar este trabalho dentro da administração.

fotos: Luiz Fernando Souza