Prefeitura propõe parceria para aquisição de sementes

06/01/2017

Em reunião na tarde de quinta-feira, 5 de janeiro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, produtores rurais firmaram uma parceria com o município para a aquisição de sementes de alface crespa, rúcula e beterraba. Uma programação de plantio foi elaborada por quase 50 produtores, informando quanto cada um pretende pegar pelos próximos seis meses.

A Prefeitura possui débito em aberto com fornecedor de sementes ainda da gestão passada, o estoque destas espécies está quase no fim e, no momento, não há condições financeiras para continuar fornecendo as mudas destas variedades de forma gratuita aos produtores. Para dar prosseguimento ao programa, a Sedeagro propôs esta parceria, onde os produtores compram as sementes, enquanto o município oferece a estufa para o cultivo no Parque da Serrinha, a mão de obra e todos os insumos.

A medida teve a aprovação de todos os presentes à reunião, ficando definido entre eles que, até o dia 16 de janeiro, todos os interessados deverão pagar pela quantidade de sementes a serem adquiridas. A Secretaria fez uma cotação de preços, deixando em aberto aos produtores a possibilidade deles também buscarem outros orçamentos. “Solicitamos esta ajuda aos produtores rurais para não deixarmos este programa morrer devido à situação financeira da Prefeitura, mas acreditamos que tão logo estes problemas sejam resolvidos, voltaremos a fornecer gratuitamente as mudas, igual já ocorre com outras mudas que temos em estoque”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges.

Alguns produtores que fizeram o cronograma de plantio não compareceram à reunião. A Secretaria entrará em contato com eles, para informar o que ficou decidido no encontro e, caso algum desista, há uma lista de nomes em espera aguardando para receber as mudas cultivadas no Parque da Serrinha. “Em momentos de dificuldade, temos que buscar parcerias e já estamos fazendo isto junto aos governos federal e estadual e que serão benéficas à agricultura familiar”, disse o chefe de departamento, Marco Aurélio Alves de Paula.

Ainda durante o encontro, foi ofertado aos presentes um trabalho de consultoria para as atividades diárias na área de hortifruti, oferecido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp). O treinamento terá início em fevereiro, mas este mês haverá uma reunião explicativa após a formação de um grupo.

fotos: Denis Menezes