Universidade de Lavras anuncia câmpus em Paraíso

28/12/2016

O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Roberto Soares Scolforo, anunciou nesta terça-feira, 27, a proposta de implantação de um campus em São Sebastião do Paraíso. Pela manhã ele participou de uma reunião no gabinete do prefeito Walker Américo Oliveira, com a presença de deputados, vereadores eleitos, secretários de governo e seus assessores, além de uma equipe de diretores da universidade. "Viemos aqui para uma visita de prospecção para elaborarmos o projeto que será encaminhado ao Ministério da Educação de construirmos o nosso campus aqui, mesmo em um momento de dificuldade, mas nós temos condições de sonhar e tornamos tudo isto realidade com apoio de vocês", anunciou o reitor.

Em seu pronunciamento, José Roberto citou que a região é estratégica para os planos da Ufla. "Paraíso não é distante ou perto a ponto de comprometer a sede. Aqui temos a agricultura forte, a região é de divisa com São Paulo", citou. Ele aposta na força das lideranças políticas da cidade, dizendo que "acredito no prestígio do deputado federal, Carlos Melles, junto ao Governo Federal, no apoio do deputado Antônio Carlos, do prefeito, vereadores e todas as pessoas que quiserem nos apoiar". Mesmo com o momento econômico difícil, o reitor fala com otimismo. "Se existe um momento que pode ser possível é agora, vocês tem o sim da universidade" acrescentou.

A expectativa é de que todo o processo de construção e instalação do câmpus possa durar cerca de três anos e meio. Para 2017 seria destinada a fase de elaboração de projetos. "Temos que ter agilidade nas ações, pois, já não podemos contar com recursos do governo que já fechou o seu orçamento do próximo ano, mas há muito o que se trabalhar, é uma ideia ousada, mas realizável e temos condições de termos o câmpus funcionando até o fim desta nossa gestão", acrescenta. Inicialmente a contrapartida do município será a cessão da área que abrigará as instalações.

A Ufla, que já trabalha com um polo de educação à distância em Paraíso, anuncia que pretende ampliar a oferta de cursos de especialização e, possivelmente, de graduação no município a partir do próximo ano. Em 2017 serão iniciados cursos de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, com vestibular já realizado. A intenção é implantar novos cursos com vocação nas áreas de inovações tecnológicas e que possibilite o máximo de inclusão de maneira responsável. Uma das áreas anunciadas é a de engenharia, "o nosso propósito é atrairmos estudantes do bem, que estejam realmente com o intuito de estudar" comenta o reitor.

O deputado federal Carlos Melles disse que, além da confiança no prefeito Walkinho, conta também com a responsabilidade da nova Câmara. "Não fosse assim nesta confiança, nesta parceria com todos vocês, não valeria a pena correr este risco e está em nossas mãos tornamos este projeto uma realidade, é um desafio prioritário ofertarmos ensino gratuito", acrescentou. Para o deputado Antônio Carlos Arantes, a vinda da Ufla fortalecerá outras reivindicações como o término da pavimentação dos oito quilômetros da BR-265 que favorece a ligação entre Lavras e Paraíso. "Esta é a grande aspiração do povo de Paraíso e região. Temos que partir por este caminho da inovação tecnológica, como fez Cingapura e tornamos Paraíso a Cingapura brasileira. A roda gira e as forças positivas conspiram a nosso favor. Com Deus na frente conseguiremos esta vitória, é um momento histórico que só depende de nós", declara.

O vereador eleito Marcelo de Morais disse ao reitor que a presença dos dez integrantes da futura Câmara já demonstra o interesse de se trabalhar unido pelo desenvolvimento de Paraíso. "A cidade sofreu muito nos últimos anos e gerou desconfiança a todos os políticos. Pode ter certeza que todos nós trabalharemos nesta causa", afirma. Ele enumerou que, atualmente, 623 alunos saem de Paraíso para estudar em faculdades da região e que, nos últimos 10 anos, formou cerca de 5.800 a cidade. Todos os dez novos vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro de 2017 estavam presentes na reunião, juntamente com a vice-prefeita eleita, Dilma Aparecida de Oliveira.

O prefeito Walkinho fechou a reunião dando as boas vindas a toda equipe da Ufla e falou do novo tempo que se inicia. "Estamos virando uma página na história de Paraíso e trabalharemos unidos com a Câmara, com os deputados para buscar os os recursos necessários para reconstruir nossa cidade", disse. Quanto a vinda da Ufla, ele ressaltou que não medirá esforços para tornar este projeto realidade. "No que depender de nós, a universidade será instalada aqui em Paraíso o mais breve possível. Vamos buscar os recursos em Brasília e seja lá onde for, tem o nosso sim também. O que depender de nós para viabilizar este projeto estaremos juntos", anuncia.

Junto com o reitor veio uma equipe coordenada pela vice-reitora Édila Vilela de Resende Von Pinho. Após o encontro no gabinete do prefeito, eles saíram em companhia das lideranças de Paraíso para visitar os possíveis locais onde o câmpus poderá ser instalado. O prefeito Walkinho apontou que a área onde deveria ser construída uma unidade do Serviços Social do Comércio (Sesc) — que está em fase de devolução ao município, seria um local ideal. "Lá já tem toda infraestrutura, está murado e principalmente possui uma localização privilegiada dentro da área de expansão da nossa cidade", antecipou.

fotos: Denis Menezes