Coordenadores da Saúde realizam planejamento estratégico

23/12/2016

Representantes de todos os setores da Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso estiveram reunidos durante dois dias para realizarem o planejamento estratégico para o ano de 2017. A reunião aconteceu nos dias 19 e 20 de dezembro, na Libertas Faculdade e abordou diversos assuntos, entre eles, os principais desafios a serem enfrentados na nova gestão 2017-2020.

A abertura do evento foi feita pelo secretário municipal de Saúde Wandílson Aparecido Bicego, que falou da importância desse momento para serem traçadas, juntamente com a equipe, as metas do Programação Anual de Saúde e também do Plano de Saúde: “Aproveitamos todo o conhecimento e experiência dos funcionários aqui reunidos, para esclarecermos a atual situação que se encontra a saúde municipal e principalmente, definirmos juntos as soluções para as dificuldades que encontraremos no decorrer da próxima gestão”, explica Wandilson. A secretária de Planejamento e Gestão, Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini, também esteve presente na abertura. Ela fez uma breve explicação sobre o orçamento da Prefeitura e esclareceu diversas dúvidas.

No decorrer da reunião o mediador da equipe, Christian Alves Neto, fez um bom trabalho levantando informações sobre os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e desafios (método Swot) aliado a técnicas de coaching. A interação entre os presentes foi o ponto alto do evento. Diversas sugestões foram oferecidas  para tentar abrandar os problemas existentes, dentre elas muitas metas foram estipuladas para os 100 primeiros dias de mandato e, também, para o primeiro ano, as quais possivelmente integrarão o Plano Municipal de Saúde (instrumento de gestão que norteará as ações de saúde pública para os próximos anos).

Nos momentos finais, cada participante teve o momento de avaliar a reunião e o sentimento coletivo é de muito trabalho e desafios pela frente mas também muito otimismo e credibilidade na nova gestão. Para a enfermeira Paulina de Souza, a satisfação e gratidão de participar desse momento foi evidenciada: “Tenho muito tempo na prefeitura e pela primeira vez vejo uma reunião dessa, onde os coordenadores são chamados para montar, conjuntamente, um Plano de Saúde. Saímos daqui cientes que o trabalho será árduo, embora estejamos cheios de esperança, sabendo que o caminho correto é trabalhar em equipe e todos muito empenhados. Parabéns ao Wandilson pela atitude e a toda equipe, pela participação”.

Wandílson finalizou agradecendo a todos que aceitaram fazer parte da equipe e, consequentemente, abraçaram a causa juntos. Disse também que todo o trabalho será o mais correto possível e que não aceitará “jeitinho”. O que for certo será feito, o que não for, não será feito e, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas, toda a  equipe não medirá esforços para fazer o melhor atendimento, à altura que a população de Paraíso merece, cometou o secretário.

fotos: Denis Menezes