Projeto de ginástica nas escolas municipais é premiado

23/12/2016

O projeto do professor da rede municipal de ensino, Murilo Pessoni, ganhou  o 1º lugar, no concurso promovido pelo Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, no V Simpósio de Esporte na Escola, com o tema “O Ensino das Ginásticas”. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro no Hotel Boulevard Plaza em Belo Horizonte, e a cerimônia contou com  mais de 70 representantes dos projetos finalistas de todo o Estado.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, o professor concorreu na categoria projeto/pôster anos iniciais do ensino fundamental com o trabalho “Ginástica para todos: um paraíso de oportunidades”. De acordo com os organizadores, o tema escolhido este ano propôs uma reflexão sobre a prática de ginástica nos cursos de Educação Física, geralmente voltados para esportes em geral.

Murilo explicou que cerca de três mil alunos participaram das aulas de ginástica nas escolas, onde, em conjunto com todos os professores de educação física da rede, foram planejadas e executadas aulas de ginásticas em 12 unidades escolares da zona urbana e rural de Paraíso. “No projeto descrevemos a sistematização do conteúdo da ginástica nas aulas de educação física escolar na rede municipal”, falou.

Outra ação do projeto é a realização do Festival de Ginástica Geral, que já acontece há sete anos em todas as unidades escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. “Os pontos fortes do projeto são a viabilidade de execução, a unidade de trabalho, grande abrangência, o baixo custo, a sistematização e inclusão do conteúdo ginástica durante as aulas”, explicou o professor.

Murilo ressaltou que o resultado só foi possível devido ao grande trabalho de todos os professores, diretores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação. “Quero agradecer o apoio e a parceria de todos os meus colegas educadores; juntos fizemos um bonito projeto de levar a ginástica para as quadras de nossas escolas municipais, e isso só foi possível devido ao envolvimento e comprometimento de toda a rede”, destacou.

Sobre o prêmio — Cada Superintendência Regional de Ensino promoveu iniciativas de boas práticas de ginástica nas escolas e indicaram 13 trabalhos a serem apresentados através de 12 pôsters e uma apresentação oral. Os três primeiros colocados receberam prêmios de R$ 1.500,00 (1º colocado), R$1.000,00 (segundo) e R$ 500,00 (terceiro), além de garantirem a inscrição para o Congresso Internacional da Federação Internacional de Educação Física (Fiep), que acontece em janeiro de 2017 em Foz do Iguaçu. O simpósio é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Conselho Regional de Educação Física 6ª Região.

Sobre o projeto premiado — A ginástica é, sem dúvida, uma atividade que desperta enorme interesse nos alunos quando aplicada nas aulas de educação física escolar. Durante as aulas, tal atividade desenvolve diferentes competências e habilidades importantes para o desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, que é a capacidade de pensar e compreender. A “ginástica para todos” é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas criativas, tem como objetivo promover o lazer saudável, proporcionando bem-estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades.

Resultados obtidos — A prática sistemática da ginástica para todos nas aulas de Educação Física nas escolas pertencentes à rede municipal de Paraíso já é consolidada. A rede conta, hoje, com aproximadamente 3.000 alunos, distribuídos em 12 Unidades Escolares de zona urbana e rural. A inclusão da “ginástica para todos” no Torneio Escolar Municipal fez com que a modalidade despertasse interesse nos alunos e professores, estimulando ainda mais a prática durante as aulas. A avaliação foi positiva. Na edição de 2015, cerca de 350 crianças se apresentaram durante o festival, Todas as ações referentes à realização do Festival foram avaliadas pelos professores durante as reuniões de módulo. Conclui-se através desta prática, que a ginástica para todos proporciona aos praticantes e também aos professores de educação física um “paraíso” de oportunidades de aplicação da modalidade durante as aulas de educação física escolar, possibilitando o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades.