Comissão interventora da Santa Casa inicia trabalhos pagando funcionários

23/12/2016

A Comissão interventora criada para gerir a administração do hospital da Santa Casa em São Sebastião do Paraíso iniciou seus trabalhos nesta semana. De acordo com Adriano Rosa do Nascimento, que integra a comissão gestora, dentre as primeiras ações está o levantamento das dívidas das instituição. Um dos aspectos em que se busca uma solução emergencial é o pagamento dos salários em atraso dos funcionários e médicos. Levantamento preliminar aponta que a dívida do hospital ultrapassa a casa dos R$ 11 milhões.

Desde segunda-feira, 19, quando foram confirmados os nomes dos membros da Comissão Gestora, foi iniciado um novo trabalho na Santa Casa. De acordo com Adriano Nascimento, o primeiro passo é garantir a manutenção dos trabalhos que já eram realizados. "Nenhum serviço foi interrompido, o atendimento está sendo mantido dentro da normalidade", disse. Além dele, integram a comissão os membros João Eugênio, Luiz Pessoni, Fernando Alvarenga e Maria Hortência de Souza.

A equipe já iniciou levantamento da situação financeira da instituição e constatou que existem R$ 11 milhões em dívidas, além do 13º salário e folha de pagamentro em atrasos que, em alguns casos, pode chegar a até três meses. "Tivemos uma apresentação da atual situação que vai direcionar as decisões que vamos tomar", explica Adriano. A intenção é, a partir da próxima segunda-feira, 26, iniciar o pagamento dos salários dos médicos e funcionários a partir de uma verba que está sendo recebida nestes dias.

Parte da dívida da Santa Casa pertence à Prefeitura que possui cerca de R$ 5 milhões em débitos. Durante reunião com os membros da comissão interventora nesta semana, o prefeito Walker Américo Oliveira afirmou que está estudando uma maneira de saldar o que deve ao hospital. Walkinho salienta que não há recursos em caixa, mas que possui em elaboração um planejamento para quitar os valores atrasados. "Desde que assumimos a Prefeitura estamos fazendo os repasses em dia, mas a dívida é herança do gestor anterior", comenta.