Prefeito reúne-se com Conselho Rural

22/12/2016

O prefeito Walker Américo Oliveira reuniu-se com representantes do setor rural em um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) e em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), além de lideranças do setor agropecuário. O evento contou com a participação de representantes de membros de vários segmentos do setor como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Emater-MG, a Coopercitrus entre outros. Na oportunidade as lideranças puderam se apresentar e falar de suas propostas e projetos que pretendem desenvolver no próximo ano.

Logo na abertura dos trabalhos, o prefeito Walkinho saudou e agradeceu aos presentes dando as boas vindas a todos. Ele falou dos desafios assumidos neste final de governo e salientou que está preparado e disposto a continuar com o trabalho de reconstrução do município no próximo ano quando iniciará, de fato, a sua gestão e imprimirá a marca de seu governo. "Temos muita coisa a fazer, vamos reerguer e reconstruir a nossa cidade colocando-a novamente no caminho do desenvolvimento", salientou.

Walkinho citou que contará com o apoio da equipe da Sedeagro dizendo que está muito feliz por ver o Conselho voltando a se reunir praticamente um ano depois em que as atividades ficaram paralisadas. "Tenho plena confiança na secretária Yara Borges que está à frente deste trabalho junto com sua equipe e que já está reunindo com todos vocês para retomar os trabalhos e as ações que precisam ser implementadas, contem comigo que contarei com vocês", anunciou. Além do setor de Meio Ambiente, Yara Borges também é a secretária na pasta de Meio Ambiente.

O gerente regional da Emater, Willem Guilherme de Araújo, enfatizou a força do agronegócio salientando as potencialidade do município. Ele destacou que Paraíso foi referência na organização das associações rurais e fornecimento de alimentos para a merenda escolar. "Estamos confiantes que neste novo tempo vocês possam reencontrar o caminho do crescimento e que, em breve, recupere esta posição de destaque que é fruto do trabalho organizado, como se pretende fazer", anunciou. Representante da Coopercitrus, Tais Emília dos Reis, afirmou que a cooperativa será parceira junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural e que estará apoiando as ações do setor agropecuário dentro de suas possibilidades.

A secretária Yara Borges justificou a ausência da coordenadora do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Maria Cristiane, que não pode comparecer à reunião motivada por um imprevisto. Ainda assim, ela externou que o órgão será parceiro de todos e que pretende trabalhar com intensidade, visando mudar o conceito equivocado de que o instituto é um órgão simplesmente fiscalizador. Dentro do aspecto de cooperador, o IMA será instrumento para levar informação e desenvolvimento ao homem do campo.

Na mesma linha de pensamento o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Egídio Barbosa dos Santos , comentou da satisfação em ter sido convidado a participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural. Ele se colocou à disposição enfatizando que, no próximo ano, o orgão participará de um treinamento na Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais (Fataemg) para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Egídio frisou que o órgãoé um prestador de serviços para a agricultura familiar e que trabalha em apoio ao trabalhador, mas não é um inimigo dos produtores.

Ainda durante o encontro, foi apresentado detalhes do Projeto Empreender que será realizado em parceria com Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp). Serão montados grupos setoriais envolvendo segmentos como a cafeicultura, artesanato, avicultores e outros para realização de um plano de trabalho e acompanhamento da atividade. Houve grande interesse entre os presentes na reunião em participar destas proposições.

O presidente do CMDRS, Edivino Miguel, falou de sua felicidade em retornar as atividades no setor dos produtores rurais. "O meu desejo é de continuar levando o desenvolvimento ao setor melhorando a vida dos produtores e trabalhadores rurais", disse. Ele concluiu desejando votos de boas festas, feliz natal e próspero ano novo aos participantes da reunião.