Feira de Adoção de cães é realizada em Paraíso

20/12/2016

Apenas sete cães foram adotados pela população durante a última feira de adoção realizada pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa dos organizadores era de que um volume bem maior fosse levado para casa e proporcionasse um alívio maior na população existente no canil municipal. A feira foi realizada no sábado, 17, na Praça comendador José Honório (Matriz) das 10h às 17h.  "De certa forma o resultado foi positivo, é preferível que os cães sejam de fato levados por quem realmente irá cuidar e não por quem acolhe de início e, depois, acaba abandonando", comenta o coordenador do canil Gustavo João Bernardino.

Dos 40 cães que foram levados para a feira somente sete foram levados para casa. A maioria dos animais selecionados são considerados sem raça definida (SRD) e havia animais de portes pequenos, grandes e de diferentes idades. De acordo com a Vigilância, todos os animais que foram selecionados para doação estavam alojados no canil e são assistidos pelo médico veterinário Tiago Urias Gonçalves de Souza. Todos os cães são vacinados e vermifugados, mas é aconselhável que, após a adoção, os mesmos sejam acompanhados pelo veterinário de confiança da família.

De acordo com Gustavo, a realização das feiras deverá passar por um processo de reavaliação. "Não foram adotados o quanto nós esperávamos, mas como eu digo, se pelo menos um deixar o canil e conseguir um novo lar, já é um ganho", observa. Contudo ele destaca que foi mais uma movimentação do setor que tem feito a sua parte, implantando medidas para que o canil tenha reduzido a sua população canina que possui mais de 200 animais abrigados.

Ele ressalta que é importante haver ações responsáveis. Houve o caso de uma mulher que passou pelo cadastramento, fez a adoção do animal e, em seguida, dizendo que iria a um estabelecimento comercial, saiu do local de onde havia pedido para que olhassem o cão adotado e depois não mais voltou até o final do evento. "Queremos trabalhar com pessoas conscientes e recomendamos que, se for dar um cão de presente no natal, que seja dado para quem realmente goste e cuide do animal. Do contrário serão grandes as chances de haver mais um cãozinho abandonado nas ruas", aponta.

Novas ações — Para 2017 Gustavo já adiantou que a Vigilância Epidemiológica terá  um foco diferenciado em relação ao atendimento dos cães. "Vamos trabalhar mais a questão da castração das fêmeas do canil. Partiremos para uma ação mais efetiva no controle populacional destes animais e será uma a longo prazo", detalha o coordenador. Ele falou que as feiras de adoção serão realizadas, mas não estão descartadas mudanças no seu sistema de funcionamento para que sejam alcançados  resultados mais satisfatórios.

fotos: Denis Menezes