Educando para o trânsito faz mais uma formatura

15/12/2016

O projeto Educando para o Trânsito, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, realizou a formatura de mais uma turma de alunos. A solenidade festiva e de congrassamento entre estudantes, professores e familiares foi realizada na noite de quarta-feira, 14, no Teatro Municipal Sebastião Furlan.  A coordenadora do projeto, GM Gisele Maria da Silva, enfatizou a importância do trabalho realizado nas escolas, agradeceu o apoio de todos e destacou que o objetivo principal é o de salvar vidas.

A formatura contou com a presença do secretário municipal de Segurança, Miguel Felix de Souza, que representou o prefeito Walker Américo Oliveira; da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos; da comandante geral da Guarda Municipal, Silvia helena Ribeiro Duarte e do subcomandnate, Antônio de Paula Frazão. Também participaram representante da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, além de professores e diretores da rede escolar municipal e os familiares dos formandos.

Após o anúncio das autoridades e execução do Hino Nacional Brasileiro, houve a apresentação de um musical da peça "As aventuras da Cia. de Trânsito no Balão Mágico" que será encenada no próximo ano. Na sequencia, os alunos Júlio Souza Costa, Leonardo Henrique Ferreira e Amanda Santana Jeremias fizeram receitação de poemas com temas relacionados ao trânsito. Os alunos da Casa São Francisco, dirigida por Rafael Flávio da Silveira, fizeram uma apresentação musical em homenagem aos professores.

Em seguida foi realizada a entrega de certificados e brindes aos participantes do projeto e homenagem aos professores, com a presença no palco do mascote da GM, João Guardião, que animou os participantes. Para Vanessa Aquino, mãe de uma aluna da E.M. Campos do Amaral, o projeto foi válido por ter acrescentado novos conhecimentos aos alunos. "Percebemos que as crianças ficam mais atentas em relação à sinalização, à travessia das ruas, o respeito aos sinais, minha filha comenta tudo isso com a gente e nos chama atenção em vários detalhes, acho tudo isso muito importante", descreve a mãe.

Rogério Santana da Mata, pai da estudante Raíssa Santana de Morais da Mata, também confirma que a filha adquiriu novos conhecimentos em relação às normas de trânsito. "Considero o projeto muito importante para deixar as crianças mais educadas a respeito das lei de trânsito", opina. Ele elogiou o trabalho da Guarda Municipal e das escolas confirmando a eficiência do projeto. " A cada dia ela aprende algo novo e por isso eu agradeço as professoras e a escola, estão todos de parabéns", anuncia. A estudante Raíssa confirmou o novo aprendizado. "Aprendi que temos de ter muita atenção no trânsito, olhar para os dois lados antes de atrevssar a rua, os motoristas devem dar a preferência, o pedestre deve atravessar na faixa e todos devem observar os sinais", comenta. Ela acrescentou ainda que tem orientado seu pai sobre a normas de trânsito quando ele está dirigindo.

No encerramento das atividades, a coordenadora do projeto Gisele Silva agradeceu a todos os diretores de escola e entidade que abriram as portas para a execução deste trabalho. "Todos sabem da importância da conscientização, da frmação e o reflexo disso será sentido no futuro com motoristas e pedestres mais conscientes de seu papel no trânsito", disse. O secretário de Segurança, Miguel Félix, também enfatizou a importância da parceria com o setor da Educação destacando que o empenho de todos contribui para o sucesso do projeto. "Deixo o meu muito obrigado a todos e que, em 2017, possamos continuar desenvolvendo o projeto e levando o conhecimento sobre as normas de trânsito a mais escolas e também atendendo mais crianças e suas famílias", finalizou.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes