Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Associação de Produtores em Itaguaba será reestruturada

13/12/2016

Uma reunião ocorrida entre integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e cerca de 20 produtores rurais ligados a Associação dos Produtores da região da Itaguaba serviu para reverter a ideia de extinção da entidade. De acordo com a secretária, Yara de Lourdes Souza Borges, foi um momento importante poder ouvir os representantes da comunidade e "juntos pudemos propor ações e parcerias que possibilitaram a manutenção das atividades através de vários trabalhos que vamos desenvolver", informa.

Além da secretária Yara Borges, também participam o chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Paula e a funcionária da Sedeagro, Ana Maria Soares. O encontro com os membros da Associação dos Produtores Rurais da Itaguaba ocorreu no dia 1º de dezembro. Com dificuldades para organizar as atividades, com maquinário sucateado e sem condições de uso, o pensamento dos produtores era de extinguir a associação. "Inicialmente eles falavam em até encerrar os trabalhos e reclamavam da falta de apoio e de abandono, mas esta situação foi contornada", observa Marco Aurélio. A entidade estava com diretoria desatualizada, sendo que os produtores não se reuniam, não elaboravam ata, e então a Sedeagro promoveu o encontro para saber da realidade.

Em nome da comunidade, o produtor rural João Batista Ferreira dos Santos, destacou a importância do encontro para buscar solução para a Associação da Itaguaba. Outra participação importante foi de Antônio Goulart, que agradeceu os serviços prestados pelo ex-presidente José Nilton, que faleceu em outubro. Ficou acertado que os integrantes da Associação da Itaguaba voltarão a se reunir em uma nova data quando serão definidas as prioridades da comunidade.

Após serem ouvidos os posicionamentos dos produtores e em diálogo entre eles, acabou sendo definido que a associação será mantida. "Conversamos sobre a necessidade de reativar a diretoria. Saímos de lá com a composição praticamente toda definida e, agora, precisamos acertar a documentação", diz Marco Aurélio. Ele  acrescenta que a Sedeagro continuará levando os benefícios que são ofertados a todas as associações para a Itaguaba. "Temos parceria para cursos e  outras atividades a serem desenvolvidas através da Assciação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e outros órgãos parceiros", acrescenta.

A região possui vocação para a produção de leite e plantio de grãos. Já foram sugeridas iniciativas como ofertar cursos de inseminaão artificial, formação de grupo para compra conjunta de insumos, melhoramento das estradas em trabalho de parceria e até mesmo o desenvolvimento de atividades de lazer e recreação entre os membros da comunidade. A Sedeagro aponta como importante a participação das mulheres como incentivadoras dos esposos e o envolvimento de toda a comunidade neste processo de revitalização. "Acreditamos que a comunidade vai se unir, já demos passos importantes neste processo de reestruturação e estamos todos envolvidos neste processo de motivação para ajudar o pessoal da Associação dos Produtores Rurais da Itaguaba", conclui a secretária Yara Borges.

PFH vai continuar — A equipe da Sedeagro também se reuniu no dia 5 de dezembro para conversar e ouvir os produtores ligados ao Programa de Fomento a Horticultura (PFH). Na oportunidade foi apresentado um balanço dos trabalhos realizados. Os produtores de hortaliças falaram da satisfação e da qualidade do atendimento e da produção, que é o mesmo obtido de quando as mudas são doadas pelo município ou são adquiridas no comércio. "O resultado final está sendo satisfatório e o pessoal está conseguindo atingir os objetivos traçados desde o início",  acrescenta Marco Aurélio.

Uma das metas que está sendo ajustada é a questão da diversificação da produção, principalmente, em relação aos alimentos que são destinados à merenda escolar. "A demanda é grande e há espaço para maior produção de cenoura, batata doce, alho e cebola", destaca. A secretaria pretende reorganizar a utilização do equipamento, que faz o plantio direto no solo para sementes de cenoura e beterraba entre outros cultivos, promovendo o melhor rodízio entre os usuários. Também ficou acertado que o engenheiro agrônomo, Eduardo Scarano, será o responsável em ofertar a assistência técnica ao setor. Ele receberá curso e fará capacitação e especialização na área para melhor atender os produtores.

Ainda foi avaliada a possibilidade dos produtores participarem do Projeto Empreender disponibilizado pela Associação Comercial. Marco Aurélio acrescenta que existe o interesse em se formar um grupo de trabalho com participação em treinamentos, cursos e outras atividades que abrange as etapas do projeto como implantação, execução e gestão. "Fica o nosso agradecimento pelo interesse e participação de todos e a certeza de que o PHF terá continuidade em 2017 e a nossa parceria continuará, pois, é muito importante para todos", conclui.