Formada a primeira turma dos Garotos pela Paz

13/12/2016

A Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso realizou na quinta-feira, 8 de dezembro, a formatura dos jovens participantes do projeto “Garotos para a Paz” — um treinamento destinado a garotos e garotas que participam de várias atividades com o objetivo de aprenderem cidadania, ética,  moral,  religiosidade e o amor à família, além de assuntos relacionados ao meio ambiente e à segurança no trânsito.

O evento aconteceu na Arena Olímpica João Mambrini e contou com a participação do prefeito Walker Américo, do coronel da 18º Região da Polícia Militar, Mauro Alves, e também do capitão Nelson Valério Barbosa, idealizador do projeto. Essa primeira turma contou com a presença de 90 alunos da  Escola Municipal Campos do Amaral (centro) e das escolas estaduais Inês Miranda Almeida (Jardim Itamaraty) e São João da Escócia (Vila São Pedro).

O prefeito Walkinho falou da importância deste projeto para o município. Segundo ele, a parceira com a Polícia Militar é fundamental para a formação de jovens e crianças. “Este projeto é uma forma de incentivar nossos jovens nas boas ações. Vejo com alegria e otimismo as famílias e toda a comunidade aplaudindo esta ação tão valorosa”, destacou.

O programa “Garotos pela Paz” foi criado em 2002, seguindo  uma nova filosofia da Polícia Militar de se tornar uma corporação mais comunitária. De acordo com o capitão Nelson Valério Barbosa, o objetivo do programa foi aumentar  a  participação da comunidade nos problemas de segurança pública. “Pensamos numa alternativa de trazer a população para dentro do quartel. Tivemos,  então, a ideia de trabalhar com as crianças, pois assim, logicamente traríamos os pais também”, lembrou.

O coronel Mauro Alves falou que projeto nasceu na década de 80, em Piumhi, e, neste ano, já abrange 22 cidades mineiras. ”São Sebastião do Paraíso tem a sua primeira turminha, crianças encantadoras, matriculadas na rede municipal e estadual se formando hoje. Esses são os jovens que, no futuro, serão os formadores de opinião e conduzirão os rumos da cidade”, lembrou.

O projeto “Garotos pela Paz” é uma ferramenta auxiliar de educação e complementação da formação das crianças, explica o coronel. Segundo ele, o envolvimento das famílias é fundamental para o sucesso do programa. “A escola, a família e nós, da Polícia Militar, juntos, olhamos por esses jovens. É um encontro muito bonito cujo cerne é o educando. No projeto debatemos sua educação e formação. É a maneira que nós, policiais, temos para contribuir com um mundo melhor”, relatou.

Para os pais o programa veio ao encontro das necessidades de educação e formação de seus filhos. Gisele Aparecida de Oliveira, mãe de umas das participantes, disse que a filha era muito tímida e acanhada. Com as lições aprendidas desenvolveu a liderança e autoestima. ”Ela era muito tímida, depois de participar, aprendeu a se posicionar frente aos conflitos e as situações do dia a dia. Hoje vejo nela a liderança e motivação e até a convivência com a irmã menor ficou muito boa. Minha filha está até sorrindo mais, hoje ela é o orgulho da família”, comemorou.

Carlos Eduardo Estevão Rodrigues Santana, de 9 anos, estuda na Escola Municipal Campos do Amaral, 4º ano. Ele disse que foi muito bom participar, pois aprendeu várias coisas sobre o bem. “Eu gostei da aula de chefia e liderança e vou aplicar na minha vida,  porque penso em ser policial”, falou. Ele lembrou ainda que mudou o modo como via os policiais. Segundo ele, antes de participar do projeto, achava que os militares eram bravos e tinha até medo deles. “Agora eu não acho mais isso, porque eles me dão aula e todos são meus amigos”, comemorou.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes