Feira de adoção de cães acontece neste sábado

12/12/2016

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realizará no dia 17, sábado, a última edição da feira de doação de cães de 2016. A intenção é que pelo menos 50 animais, entre machos e fêmeas, sejam adotados pela população, diminuindo assim, o número de cães do Canil Municipal que hoje se encontra superlotado.

A feira acontecerá na Praça comendador José Honório (Matriz), das 10h às 13h, e contará com mais de 50 cãezinhos, sendo em sua maioria sem raça definida (SRD), de todos os tamanhos e todas as idades. Os animais são provenientes do Canil Municipal, onde são cuidados pelos funcionários do setor de Zoonoses sob a supervisão do médico veterinário Tiago Urias Gonçalves de Souza.

Para adotar, o interessado deverá ser maior de idade e portar documentos pessoais. Se possível o cidadão poderá levar, de casa, uma corrente ou coleira para ajudar na condução do cãozinho até o local que o mesmo ficará. Vale ressaltar que todos os cães são vacinados e vermifugados, mas é aconselhável que após a adoção os mesmos sejam acompanhados pelo veterinário de confiança da família.

O coordenador do canil, Gustavo João Bernardino, explica que o local encontra-se superlotado, pois recebeu recentemente mais de 25 cães, de uma única vez, proveniente de uma ação judicial. “Através de uma ação judicial, foi pedido que o Canil Municipal de Paraíso recebesse alguns cães que foram apreendidos pela Policia Ambiental (Passos), por estarem sofrendo maus tratos. Sabemos que ordem judicial deve ser cumprida e por isso recebemos 25 cães aqui, de uma única vez, os quais estão sendo alimentados e acompanhados pelos nossos funcionários, e também pelo veterinário. Esses cães ficarão conosco até segunda ordem da Justiça. Nossa situação, que já estava no limite, agora está bem pior. Por isso estamos organizando essa feira e pedindo a ajuda da população para adotar os cães do canil” explica Gustavo.

Devido à superlotação do Canil, atualmente o serviço de coleta de animais nas ruas não está em funcionamento. Desde 2013, essa é a sétima edição da feira de cães, que já doou mais de 200 animais para a população. Para 2017 será planejado mais eventos desse tipo, além de uma reestruturação na forma de visitação do canil, como também na divulgação dos cães a serem doados.

foto: arquivo Comunicação