Escola Napoleão Volpe forma turma do Progea

07/12/2016

Alunos da Escola Municipal Napoleão Volpe – zona rural de São Sebastião do Paraíso, participaram na segunda-feira, 5, da formatura Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (Progea). O evento aconteceu na quadra escola e contou com a presença do comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, 2º Tenente Wanderlei Vilela Garcia; da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos; da secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Yara de Lourdes Souza Borges e do subtenente do Corpo de Bombeiros, Izaías Jacinto de Carvalho.

O objetivo do Progea é estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais. De acordo com o comandante Wanderlei Vilela, o programa visa contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. “Ensinamos os jovens a conhecer e reconhecer o meio ambiente onde estão inseridos. O projeto é desenvolvido em duas fases de maneira continuada, sendo que a primeira tem duração de três meses, com previsão de 12 encontros em sala de aula”, salientou.

Participaram do projeto 21 alunos da escola Napoleão Volpe. Para a diretora Roselaine Aparecida de Medeiros, o meio ambiente é um tema complexo, considerando a amplitude em torno da preservação e promoção da qualidade de vida das pessoas e do próprio conceito de desenvolvimento sustentável. “Trabalhamos  os  temas de forma multidisciplinar; estimulamos o estabelecimento de uma rede social local para a minimização ou solução dos problemas ambientais detectados no ambiente escolar. O Progea promoveu entre os alunos a compreensão sobre o ambiente rural e urbano e a sua interrelação, focando na utilização responsável dos recursos naturais e artificiais”, completou.

Maria Ermínia destacou a parceria de sucesso entre todos os envolvidos. “Agradeço a todos pela parceria e quero continuar apoiando essas inciativas tão importantes para a educação de nossas crianças e jovens. Precisamos da participação efetiva da sociedade, engajada em torno da conscientização em torno da preservação do meio ambiente”, destacou.

Todos os jovens ganharam certificado de participação e, juntos, fizeram o juramento. “Assumo o compromisso de cuidar do meio ambiente em beneficio do planeta. Preservar as florestas, reciclar e reaproveitar. Ajudarei a manter os rios mais limpos e a água mais pura para beber, protegerei a fauna e a flora da devastação e poluição. Preservarei a natureza e suas belezas e darei ao mundo o meu exemplo de nobreza. Vamos ajudar, o meio ambiente preservar, a vida valorizar”, entoaram em uma só voz.

Como parte da segunda fase do programa, os alunos também deram posse à diretoria do Clubinho Ambiental, onde um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes busca solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar. ”O resultado preliminar do programa tem sido bastante satisfatório, pois diversos funcionários, professores e pais dos alunos da escola têm relatado que o comportamento deles melhorou, isso no que tange ao desperdício de merenda e água, disciplina, respeito e educação”, destacou a diretora Roselaine.

fotos: Susana Souza