Secretaria de Segurança discute convênios com parceiros

06/12/2016

Representantes das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Unidade Prisional estiveram reunidos na sexta-feira, 2 de dezembro, com o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Félix de Souza, e a gerente administrativa, Maria Cândida Torrano Freitas de Campos. Na pauta dos trabalhos, adequações nos convênios firmados entre a Prefeitura e estes órgãos. Também participou do encontro a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini.

Ela explicou aos presentes a dificuldade financeira enfrentada pelo município, as medidas que estão sendo tomadas pela administração, em todos os setores da Prefeitura, para resolver os problemas, seguindo determinação do prefeito Walker Américo Oliveira, que solicitou uma reunião entre as partes para ver onde poderiam ser feitos cortes de despesas, ajustes e adequações, sem que isto prejudique o bom atendimento à população.

O secretário Miguel Félix entregou aos presentes, de forma individual, uma minuta com as propostas da administração para readequar estes convênios. As entidades têm até o dia 9 de dezembro para analisar e contrapor. Havendo consenso, serão firmados novos convênios ainda este mês e pelo prazo de um ano.

Uma das possíveis modificações será no fornecimento de combustível a viaturas. A gerente Maria Cândida fez um levantamento e constatou possibilidade de redução entre a quantidade solicitada e a que é, de fato, consumida. Outras mudanças devem ocorrer na concessão de material de consumo e de limpeza. “Nossa equipe quer, de maneira viável, manter o atendimento, pois sabemos que a segurança pública é cara, mas precisa ser realizada”, afirmou o secretário Miguel Félix.

“Vamos manter as parcerias e ajudá-los na medida que os órgãos merecem, mantendo o diálogo e trabalhando em conjunto, mas com otimização”, disse a secretária Denise Paschoini. Uma das preocupações do tenente coronel Gilson de Oliveira Wenceslau, comandante da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente, é com o reflexo destes cortes na qualidade do atendimento. Ele pediu prioridade da administração neste quesito, justificando que a Companhia é regional e atende hoje 13 cidades. “Estamos dispostos a colaborar e buscar ajuda junto às associações dos municípios, o governo, mas não podemos prejudicar o atendimento ao cidadão que busca os nossos serviços”, afirmou o comandante.

Representando o diretor Rodrigo Junqueira Costa, da Unidade Prisional local, o agente de segurança Maikel Ferreira Cândido, informou que um dos problemas enfrentados dentro da carceragem é a falta de médicos para socorrer os detentos, necessitando que eles sejam levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Isto gera despesa e um desconforto para quem está lá aguardando passar pelo médico, pois, por questão de segurança, nós temos prioridade e passamos na frente destas pessoas quando levamos um preso ou presa para ser atendido”, explicou o agente.

Participaram também da reunião Fernando Augusto Bettio (delegado regional da Polícia Civil); tenente Luiz Antônio Monteiro (Corpo de Bombeiros); tenente Rogério Alves da Nóbrega (Polícia Militar); sargento Sérgio Roberto Prates (Polícia Militar Rodoviária) e o subtenente Luciano Souza e Silva (Tiro de Guerra).

fotos: Denis Menezes