Prefeito recebe alunos do Senai ganhadores do projeto Inova

05/12/2016

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu em seu gabinete alunos e instrutores do Serviço Nacional da Indústria (Senai), unidade São Sebastião do Paraíso. O grupo foi vencedor na categoria "processos inovadores", desenvolvido pelo Programa Inova Senai. Destinado à inclusão de pessoas portadoras de deficiências dos membros inferiores e das mãos, o projeto foi um dos destaques da Olimpíada do Conhecimento.  "Ficamos felizes em recebê-los e destacamos a importância de trabalhos como estes que elevam de maneira positiva e destaca o nome da nossa cidade por todo o Brasil", comentou Walkinho.

Estudantes de Paraíso desenvolveram uma máquina de costura que se difere do equipamento tradicional. Ele  tem pedal para o pé e é controlada com a mão e o antebraço. O projeto foi campeão nacional da categoria “Processo Inovador” do Prêmio Inova do Senai. O projeto se destacou por ser uma ideia que pode facilitar a inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas mãos, membros inferiores ou que tenham problemas de saúdes nas pernas por se tratar do que ficou conhecido como “acelerador manual para máquina de costura industrial mecânica”.

Para o prefeito Walkinho foi um prazer receber os estudantes e a equipe do Senai e ver o empenho de todos para esta conquista, “isto é muito gratificante", avalia. Ele ressaltou que ações como esta devem ser valorizadas e destacadas como exemplo e incentivo para que outros alunos possam fazer o mesmo. Uma fábrica de confecção de lingerie de Paraíso foi uma das apoiadoras do projeto. Agora, a empresa pretende implantar o novo sistema na linha de produção.

Segundo Vanessa de Oliveira Silva Sousa, instrutora na área de gestão do Senai de Paraíso, o projeto passou por um longo processo até chegar à etapa nacional do Inova, enfrentou uma disputada acirrada. "Foi uma disputa difícil, mas ficamos com a medalha de ouro. Temos muito a agradecer o apoio dado a todos desde o início", disse. O projeto foi criado em 2012, se tornando mais um mecanismo para aprimorar a prática pedagógica da instituição, com foco na cultura de inovação e no desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.