Saúde: Prefeito e lideranças buscam recursos no DF

02/12/2016

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, esteve em Brasília na quinta-feira, 1º de dezembro, onde participou de audiência agendada pelo deputado federal Carlos Melles no Ministério da Saúde. O encontro com o secretário de Atenção à Saúde, Renato de Assis Figueiredo, teve a presença de dirigentes da Santa Casa, vereadores da atual e futura Câmara Municipal, além do secretário de saúde, Wandilson Bícego. "Foi uma reunião onde pudemos apresentar a situação em que se encontra o município e também algumas demandas e reivindicações para o setor", avaliou Walkinho.

A reunião teve como objetivo iniciar um diálogo junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, juntamente com a Santa Casa e a Prefeitura de Paraíso para os problemas financeiros encontrados no município, herados da administração anterior. Além do prefeito, do deputado, do secretário municipal de Saúde, participaram os vereadores Jerônimo Aparecido da Silva e José Luiz das Graças (ambos do DEM) e Vinício Scarano (eleito pelo SD). Pela Santa Casa estavam presentes o provedor Flávio Westn, a diretoria administrativa Maria Helena Andrade e o coordenador de cardiologia HRCor, médico Flávio Vilela Diogo.

De acordo com o prefeito, a ida à Brasilia foi considera positiva. "Tratamos de diversos assuntos onde pudemos abordar a situação das dificuldades enfrentadas pelo município em relação a questão financeira", comentou. Walkinho disse que o deputado federal Carlos Melles está viabilizando um crédito de R$ 160 mil para o município investir na saúde. "No próximo ano teremos a oportunidade de implantarmos o prontuário eletrônico, através do Ministério da Saúde junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e já estamos trabalhando para que novas realidades aconteçam voltadas para toda a comunidade", comenta.

Conforme o secretário de saúde Wandilson Bícego, a reunião serviu para tratar de assuntos importantes que envolvem a vida comunidade. "Falamos a respeito da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que precisa ser melhor equipada, há necessidade de fazermos uma reestruturação para que o atendimento à comunidade seja mais eficiente", disse. Ele avaliou que a UPA necessita de alguns ajustes para o seu perfeito funcionamento, iniciado há um mês. "Estamos contando e já agradecemos o empenho e dedicação dos funcionários que tem se desdobrado para prestar o melhor serviço, mesmo diante de tantas limitações que estão sendo enfrentadas", completa.

Também durante a reunião ainda foram tratados de temas como a extrapolação de exames, falta de repasses à Santa Casa e a situação do hospital que atende a população de Paraíso e região. "Nossa expectativa é que a partir de próximo ano, tenhamos condições de obter mais recursos para melhor atender a nossa população", disse Walkinho. O prefeito ainda enfatizou que o apoio do deputado federal Carlos Melles está sendo fundamental para a busca de solução e alternativas para o atual momento em Paraíso está vivendo.