Guarda Municipal recebe visitantes de Santa Rita do Sapucaí

02/12/2016

Representantes da Guarda Civil Municipal de São Sebastião do Paraíso e de Santa Rita do Sapucaí estiveram reunidos para a realização de um intercâmbio de informações. A instituição paraisense, com 30 anos de existência, é considerada modelo e referência em Minas Gerais e no Brasil. "Temos um trabalho estruturado que tem abrangência em várias áreas como transportes, segurança, defesa civil e outros segmentos com um efetivo de mais de 110 pessoas e estatuto próprio", anuncia o secretário municipal de Segurança Pública, Miguel Félix de Souza. Ele disse que, em 2017, já existe a proposição para adequação da instituição, permitindo que a GM de Paraíso possa atuar em conformidade com a Lei 13022/2014 que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais no Brasil e que possibilitará novos avanços na prestação de serviço à comunidade.

O encontro das duas corporações aconteceu no dia 25 de novembro, onde estavam presentes o CMT Marcos Roberto Ramos, o GCM Sebastião Donizete Virgilato e o agente operacional da Defesa Civil, Marcelino Henrique Ferrari de Oliveira. A comandante Sílvia Helena Ribeiro Duarte, da GM de Paraíso, também acompanhou a visita. Eles vieram conhecer a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e, na oportunidade, foi abordado a funcionalidade de departamentos como GCM, Corregedoria, Administração, Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Projetos da área da Educação.

De acordo com o secretário, a vinda dos visitantes para conhecer a GCM de Paraíso é motivada pelo fato do trabalho já realizado na cidade. "A nossa guarda foi criada em 1986 e foi revitalizada em 2005, portanto, ela existe há 30 anos e é uma referência para todo o Sul de Minas", anuncia. Miguel disse que o objetivo da reunião foi o de mostrar o trabalho que é feito na cidade e a estrutura de todos os setores, inclusive a corregedoria e ouvidoria, acrescenta. A Guarda Municipal de Paraíso possui efetivo de 115 pessoas, sendo que aproximadamente 20 trabalham na área administrativa. "Atuamos em 28 postos patrimoniais, 14 escolas da rede municipal e estadual, além de ajudarmos na área de segurança atendendo em média 40 eventos por mês, desenvolvendo um trabalho muito importante e em conjunto com as outras forças de segurança pública do nosso município", acrescenta.

Miguel destacou ainda que nos últimos anos foram realizados uma série de cursos de qualificação e treinamentos, além de capacitação na área administrativa e na questão de legislação. Segundo o secretário, esta proposta de trabalho vai continuar sempre visando melhor o atendimento à comunidade. Um destes projetos é a adequação a Lei 13.022/2014 que estipula o Estatuto Geral das Guardas Municipais no Brasil. "É uma proposta que visa adequar e nivelar o trabalho que realizamos a nível de todo território nacional e quedará ao Guarda Municipal poder de polícia e autonomia para conduzir um preso à delegacia e portar arma além de outras garantias e benefícios aos guardas e consequentemente a sociedade", conclui.