Projeto Sicoob Cidadania premia alunos

30/11/2016

O aluno da Escola Municipal Campos do Amaral, Luan Patrick da Silva, ganhou primeiro lugar no projeto Sicoob Cidadania. O objetivo do evento foi promover a educação financeira e mobilizar quanto a importância do cooperativismo em nossa região.

O projeto mobilizou 16 escolas nos municípios de São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Itamoji e Itaú de Minas. Cerca de 5 mil estudantes, de 1ª a 4ª série, desenvolveram trabalhos com o tema do cooperativismo financeiro. Leonardo Lima Diogo, presidente do Conselho de Administração da cooperativa, disse que trabalhar com os jovens, principalmente com as crianças, é algo fantástico. “Estamos divulgando o cooperativismo para as  futuras gerações. São jovens que serão nossos futuros associados e ocuparão cargos que, hoje, existem nas cooperativas. É importante mostrar para eles o que existe no cooperativismo, os princípios, a filosofia, que realmente é algo que nos traz sustentabilidade e paz”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, disse que é importante apoiar estas inciativas. Ela destacou a parceira com a cooperativa e parabenizou o aluno premiado.”Nossos educadores e alunos estão de parabéns. Temos um ensino que valoriza as parcerias e busca  motivar as crianças a pensar e construir  o conhecimento de forma ampla”, enfatizou.

O projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo, explicou a diretora da Escola Municipal Campos do Amaral, Elainy Cristina dos Santos Lisboa. “Quando recebemos a proposta do Sicoob, adequamos ao projeto que estava acontecendo de leitura na biblioteca. Os alunos e professores formalizaram o que o projeto pedia. Resultou numa feira de livro em parceria com o Colégio Objetivo, com a Escola Estadual coronel José Cândido, as famílias, o comércio local e as secretarias municipais”, lembrou.

Elainy explicou que o projeto foi crescendo. Os professores criaram um dinheiro próprio que chamou “Amaraus”, que foi utilizado como moeda na feira do livro realizada pela escola. “Os livros arrecadados em forma de doação foram comercializados entre os alunos. Depois criamos frases que simbolizam o que a cooperativa significa para nossa região”, falou.

Os alunos que criaram as melhores frases foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro. As criações foram expostas nas agências da cooperativa, onde a mais votada pelos associados foi a campeã. “Um dos nossos alunos, o Alan, escreveu a frase mais votada pelos associados e conseguimos ficar em primeiro lugar. Estou muito orgulhosa ,pois, isto foi resultado de um trabalho de toda a equipe da escola, um trabalho cooperativo”, vibrou.

Luan Patrick da Silva diz que foi a única vez que ganhou um prêmio. Ele ficou feliz de ter participado do projeto como um todo. “Foi muito legal a feira de livro, todos que estão aqui foram na minha escola, as crianças arrecadaram livros e comercializamos com a moeda da escola. Aprendi e ainda ganhei uma bicicleta. É o papai noel do Sicoob que chegou mais cedo para mim”, comemorou.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página o Facebook.

fotos: Susana Souza