Ambulatório de Infectologia realiza palestras e testagem

30/11/2016

A última terça-feira, 29, foi de intenso movimento para os funcionários do Ambulatório de Infectologia de São Sebastião do Paraíso. Além de palestrarem na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Copasa, também orientaram diversos usuários e alguns funcionários do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas).

Devido a comemoração do Dia Mundial de Luta contra a Aids, na quinta, 1 de dezembro, os funcionários da Infectologia intesificaram as visitas orientativas às empresas, escolas e setores da Prefeitura, sendo, nessas oportunidades, fornecidas várias informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissiveis (DSTs), desde a forma de contágio, manifestações clínicas e tratamento. O uso correto do preservativo, tanto feminino quanto masculino também é muito explorado, assim como a importância de realizar os testes para saber se existiu o contágio ou não.

Estima-se que só hoje, mais de 100 pessoas foram orientadas e, tanto na Copasa quanto no Creas, foi aberto momento para perguntas e esclarecimento de dúvidas, os quais começam com questionamentos tímidos e fluem para bate-papos que enriquecem todos os presentes.

Para a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Patricia Cristina de Paula Bicego, apesar da grande divulgação da mídia nas proximidades do dia 1 de dezembro e também no carnaval, esse é um assunto que merece destaque sempre. “Infelizmente percebemos que a mídia destaca demais as DSTs/Aids no Dia  Mundial de luta e no carnaval, mas necessitamos reforçar que qualquer relação sexual desprotegida ou compartilhamento de material perfuro-cortante, pode contaminar o cidadão. Alertamos então que, em caso de dúvidas, procure imediatamente o Ambulatório de Infectologia, que excepcionalmente nessa semana estará aberto até as 19h e nos demais dias, sempre das 7h as 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Rua Dr Placidino Brigagão, 1230 ou pelo telefone 3539-1055”, finaliza Patricia.

foto: Denis Menezes