Alunos do Tempo Integral apresentam Sarau Literário

29/11/2016

Escolas municipais que têm turmas de Tempo Integral realizaram no dia 23 de novembro um Sarau Literário. O objetivo do evento foi apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo em forma de poesia, música e peças teatrais. O evento aconteceu na praça da Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro Alcântara e contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre diretores, professores, alunos e pais.

“Atualmente o município conta com 14 turmas de Tempo Integral”, destaca Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, secretária municipal de Educação. Segundo ela, o objetivo é ampliar este número, dependendo da estrutura física da escola. “O currículo do tempo integral é muito diversificado, e todas as escolas trabalham o campo da dança e do teatro. Hoje eles apresentaram o que fazem durante o ano na sala de aula. Os educadores e alunos estão de parabéns pela qualidade das apresentações”, ressaltou.

Carla Maria Silva Bárbara, diretora da Escola Municipal Roque Scarano, disse que foi muito importante para todos os envolvidos ensinar poesia para as crianças. “O conhecimento dos autores, de onde eles vieram e suas histórias foi fascinante. Ficamos ansiosos para a apresentação pois a preparação movimenta a escola toda. É muito significativo para todos estarmos aqui, hoje, apresentando o que acontece no nosso cotidiano”, disse.

A vice-diretora da Escola Municipal Ibrantina Amaral, Karen Sillos Damitto Patrício, falou que é  muito gratificante trabalhar com a educação de tempo integral. “Através deste trabalho, realizado durante o ano todo, os educandos vão adquirir conhecimento e crescimento. A cultura brasileira é um rico aprendizado para eles, e para nós. Trabalhar com a poesia enriqueceu muito e quero parabenizar a todos pela  oportunidade“, enalteceu.

Débora Ávila da Silva, aluna do 5º ano, disse que é sempre bom mostrar os talentos que cada pessoa tem. ”Conhecemos várias coisas novas com as apresentações. Fiz o trabalho com o rei do baião, Luiz Gonzaga, que não conhecia e acho que vou pesquisar mais. Achei interessante a vida dele e as músicas”, falou.

Aumentar as oportunidades de aprendizado por parte das crianças e oferecer atividades  diversificadas é objetivo do Tempo Integral, explica Margaret Aparecida Rodrigues Tonin, coordenadora do projeto. “É importante o aluno ficar na escola o dia todo, tirá-lo da ociosidade. Na escola, o tempo é aproveitado para aumentar o acesso dele ao conhecimento e o Sarau ajuda os alunos a se soltarem mais”, ressalta. Segundo ela, a sequência didática e os ensaios contribuem para a perda da timidez e a valorização da criança. “Neste ano trabalhamos a poesia, e os alunos apresentaram trabalhos literários através da dança e da dramatização. Foi estimulante e os alunos ganharam muito em aprendizado”, finalizou.

Sobre o Tempo Integral — O projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental do município e tem como objetivo ampliar as oportunidades de desenvolvimento educacional. Contando com uma permanência diária de 7 horas na escola, durante cinco dias da semana, cada um dos programas integrantes do projeto, respeitada a sua especificidade, tem como propósitos de núcleos o desenvolvimento de diversas habilidades  e a aquisição de conhecimentos múltiplos.

A ampliação das oportunidades educacionais, para além dos conteúdos disponibilizados pela grade curricular, contribuirá para uma formação mais qualificada e mais capaz de fazer frente aos desafios postos à escola contemporânea. O campo educacional é componente básico na construção de um mundo mais sustentável, capaz de garantir a consolidação progressiva da justiça e do desenvolvimento social. Através de uma gama de atividades, para além do tempo e espaço oferecidos pela escola, o programa Educação em Tempo Integral constitui-se como um instrumento decisivo para a ampliação dos recursos escolares e para a criação de outras instâncias de formação.

fotos: Susana Souza