Prefeitura e JBS reúnem-se com avicultores

28/11/2016

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, juntamente com os secretários José Antônio Cintra (Obras), Yara de Lourdes Souza Borges (Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário),  reuniram-se na quinta-feira, 23, com representantes do grupo JBS e produtores de frango da região do Morro Vermelho. Durante o encontro eles trataram de assuntos relacionados ao setor, como a melhoria das estradas para o escoamento da produção.

Além do prefeito, dos secretários e avicultores, também estavam presentes o gerente agropecuário do grupo JBS, Luciano da Silva Andrade, e mais dois técnicos. A empresa mantém um trabalho em conjunto com os produtores de aves em Paraíso e possui um abatedouro em Passos. “Eles trabalham no município pelo sistema de integração, onde os empreendedores fornecem as aves, assistência técnica e ração, enquanto que os avicultores entram com a mão-de-obra, equipamentos e galpão”, explica o chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Paula.

Durante a reunião foi debatida a situação das estradas rurais, tendo em vista o grande movimento de transporte de ração e aves em Paraíso. A intenção é manter as vias vicinais em boas condições de uso, principalmente no período chuvoso, onde as cargas de ração e, principalmente os caminhões com as aves, não fiquem impedidos de trafegar, provocando prejuízos na qualidade e perda de tempo no escoamento da produção. O prefeito Walkinho, o secretário de Obras, José Cintra, e a secretária de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, Yara Borges, disseram que o setor terá uma atenção especial e, em parceria com os produtores, foi elaborado um plano de trabalho visando a recuperação das estradas. Os produtores vão colaborar atuando na autorização de construção das caixas secas, esgotamento de água pluvial, abertura de cercas e limpezas das margens das estradas.

Conforme Marco Aurélio, somente na região do Morro Vermelho, onde estão localizados sete grandes galpões de aviários, a produção por lote gira em torno de aproximadamente 200 mil aves por ciclo de 45 dias. Já no município, a produção de frango é estimada em torno de 942.500 aves por ciclo. A secretária Yara Borges também se disponibilizou em colaborar através da Secretaria de Meio Ambiente, colocando sua equipe à disposição para o desenvolvimento do setor.

A parceria entre os produtores e o grupo JBS é para a produção do frango tipo “griller” de menor porte e que é destinado à exportação, principalmente para países do Oriente Médio. O termo “griller” indica o modo pelo qual o frango é produzido, que é semelhante aos demais tipos, só que desenvolvido no período médio de 30 dias, sendo um período menor do que o frango comercializado no mercado interno. Além disso, há algumas características exclusivas para criação, como maior densidade de aves por metro quadrado de instalação, exclusividade por fêmeas, devido maior capacidade de empenamento e menor agitação, obtendo com isso uma melhor qualidade da carcaça.

fotos: Antônio Edson Redrado